Notícias

Tucana Mara Caseiro é a deputada mais votada do Mato Grosso do Sul

Foto: Wagner Guimarães

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) foi a candidata mais votada para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) nas eleições do último domingo (2/10), com 49.512 votos.

“Meu maior agradecimento a todos vocês será com trabalho árduo, dedicação e responsabilidade”, agradeceu a tucana em suas redes sociais.

Ela ocupava o cargo líder do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa do estado desde novembro de 2020, após o falecimento do deputado Onevan de Matos em decorrência da Covid-19.

Única mulher da Alems, Mara Caseiro é formada em Odontologia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente) e atuou como cirurgiã dentista nas cidades de Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde.

Ingressou na política em 1992, como candidata a vice-prefeita, e foi eleita em 1996 a vereadora mais votada na história de Eldorado. Em seguida, assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em 2000, Mara Caseiro foi eleita prefeita de Eldorado, cargo que ocupou por dois mandatos. Entregou a administração municipal com 92% de aprovação, ajudando a eleger outra mulher como sucessora.

Em 2010, foi eleita deputada estadual, sendo reeleita em 2014. Apresentou importantes projetos para a população, que se tornaram leis, como a destinação de 5% das vagas em obras públicas para as mulheres, a prioridade de matrícula nas escolas da rede pública para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e a punição a quem constranger mães que estiverem amamentando em ambientes públicos.

Retornou à Assembleia Legislativa em 2020, após exercer os cargos de secretária especial de Governo e diretora-presidente da Fundação Estadual de Cultura.