Mônica Calazans defende novo piso salarial da Enfermagem

Foto: Danilo M Yoshioka/Futura Press/Folhapress

Primeira pessoa vacinada com a CoronaVac (vacina nacional) no país, a enfermeira e candidata a deputada federal pelo PSDB de São Paulo, Mônica Calazans, foi às ruas fazer campanha pela implementação do novo piso salarial para a enfermagem. Pelo texto, a nova remuneração para os enfermeiros (nível superior) será de R$ 4.750, para os técnicos de R$ 3.325,00, auxiliares de enfermagem de R$ 2.375,00 e parteiras de R$ 2.375,00.

A Lei nº 14.474/2022, sancionada pela Presidência da República, é alvo de decisão liminar do ministro José Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que colocou o tema em votação no plenário da Corte. Os ministros têm até o dia 16 para se manifestar. Por enquanto, a lei está suspensa.

“É necessária valorização do nosso salário. Nada mais justo. Lei é para ser respeitada. A nossa lei está aqui, 14.474/2022. Chega de patifaria com a nossa categoria”, afirmou a tucana.

Em seguida, Monica Calazans acrescentou: “A emoção de poder lutar pelo o que é nosso de direito – o piso salarial já conquistado por lei – é a demonstração de que a enfermagem é SIM unida e não iremos desistir NUNCA. Foram anos trabalhando sem VALORIZAÇÃO e RECONHECIMENTO.”

Enfermeiros, técnicos e auxiliares promoveram manifestações em várias cidades do país em defesa do novo piso salarial. Houve ameaças de paralisações e greves.

*Com informações do site do STF e das redes sociais da candidata.