Notícias

Aos 80 anos, Zilá Breitenbach é incansável na defesa dos direitos humanos no RS

Aos 80 anos, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS) é incansável: disputa mais um mandato à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com a experiência de ter sido a primeira prefeita mulher de Três Passos, foi presidente do PSDB-Mulher no estado e autora da Lei da Ficha Limpa no RS.

Como deputada estadual, Zilá Breitenbach é recordista em número de projetos que se tornaram leis entre os 55 deputados estaduais do Rio Grande do Sul. Em quatro legislaturas, a parlamentar aprovou 30 proposições. Outros 17 projetos seguem em tramitação na Assembleia Legislativa gaúcha.

O destaque foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa Estadual, que veda a nomeação para cargos públicos de pessoas inelegíveis, conforme os critérios da Lei da Ficha Limpa Federal. Outra matéria apresentada por ela embasou a criação do marco legal sobre o uso de biogás no Rio Grande do Sul.

Zilá apresentou propostas nas áreas da saúde, como a prevenção da incidência de diferentes tipos de câncer. Também é autora de iniciativas que contemplam o combate à violência, em especial contra mulheres, crianças e idosos.

*Com informações das redes sociais da candidata e do PSDB do Rio Grande do Sul.