Notícias

PSDB-Mulher lança Bandeiras Eleitorais de 2022 em reunião virtual com candidatas

Resultado do trabalho da Força-tarefa “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que percorreu sete estados mais o Distrito Federal entre março e julho de 2022, mobilizando e capacitando pré-candidatas da Federação PSDB-Cidadania para as eleições deste ano, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB lançou nesta quarta-feira (10/8), em uma reunião com as candidatas, as Bandeiras Eleitorais 2022 – Agenda política das mulheres tucanas para uma sociedade brasileira mais justa, humana e sustentável.

Cerca de 130 pessoas, entre candidatas a deputadas federais, estaduais, distritais, integrantes do Secretariado Nacional, coordenadoras regionais, presidentes de diretórios e dos segmentos do PSDB, participaram do encontro virtual conduzido pela presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius.

Na ocasião, a tucana destacou como as Bandeiras Eleitorais foram elaboradas a partir de um trabalho conjunto: da Força-tarefa que andou o país perguntando à população o que eles querem para o Brasil, de todas as pessoas que responderam questionários, participaram de painéis, entrevistas, e da Consulta Pública promovida pelo Secretariado para que todos os interessados em contribuir na construção das propostas pudessem participar também.

“A visão que a gente tem é de que elas não são bandeiras para a campanha eleitoral, nem bandeiras para um mandato. São bandeiras para mudar o Brasil, para construir um Brasil melhor. E elas têm muita base na Agenda 2030 da ONU, que é uma agenda em que os países firmaram compromissos de políticas públicas, e que a política da mulher é absolutamente transversal. Ela está em todas as demais bandeiras, dando uma visão de gênero para qualquer política pública, de qualquer área”, pontuou.

A psicóloga e mestre em Direitos Humanos Tarsila Crusius, que participou da elaboração das Bandeiras Eleitorais, explicou às candidatas que as propostas, que vão nortear as campanhas das tucanas nas eleições deste ano, atendem às principais demandas da população brasileira.

“Nas bandeiras que construímos existe o agro, a população LGBTQIA+, as bandeiras da sustentabilidade ambiental, ou seja, o desenvolvimento que não prejudica, que ocorre em harmonia com o crescimento. Todos esses materiais serão entregues para ajudar vocês”, disse.

“A gente tem o maior compromisso, o maior entusiasmo, de que isso ajude as mulheres que vão pra rua, vão pedir votos, a fazer uma campanha com mais força, mais qualidade na apresentação das propostas, mais argumentos. E depois, quando deputadas, que elas possam continuar carregando e levando essas bandeiras para melhorar a situação das mulheres e do país como um todo”, acrescentou.

Eixos principais

As Bandeiras Eleitorais 2022 das Mulheres Tucanas, já disponíveis para consulta e download no site, se dividem em sete eixos principais, ramificados em uma série de propostas. São eles:

  • Planejar para construir o Brasil que queremos, que inclui políticas que mitiguem o retrocesso que a inflação representa na vida dos brasileiros; mais investimentos e oportunidades por meio de políticas públicas capazes de gerar emprego e renda; e uma gestão pública transparente, eficiente e livre da corrupção.
  • Saúde é para todos, com a defesa da saúde integral para todos; o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher; o atendimento humanizado e regionalizado, com mais hospitais e centros de referência especializados, aumentando a resolutividade do sistema de saúde.
  • Educação transformadora para todos: da primeira infância ao idoso, com Educação Infantil de qualidade e garantia de vagas; mais creches e escolas de turno integral; valorização e qualificação continuada dos docentes; modernização da estrutura das escolas; e garantia de recursos para ensino e pesquisa, além de bolsas de estudo para alunos de baixa renda.
  • Inovação, ciência e tecnologia: a serviço de todos os cidadãos, com mais inclusão digital; serviços públicos acessíveis pela internet; redes de monitoramento e segurança para a proteção de mulheres vítimas de violência; e valorização dos institutos de pesquisa e universidades públicas.
  • Produzir e consumir para garantir desenvolvimento com sustentabilidade, que inclui práticas de consumo consciente e sustentável, de forma a cuidar do meio ambiente; desenvolvimento local como valorização da cultura; preservação da Amazônia; uso de fontes limpas e renováveis de energia; o manejo correto dos resíduos sólidos; e a garantia de água limpa e esgoto tratado.
  • Segurança pública para garantir a vida: todos juntos por uma Cultura da Paz, com o fortalecimento das estruturas de proteção para o cumprimento da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio, com mais Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) 24h, Patrulhas Maria da Penha, espaços de acolhimento (Casas-abrigo, Casa da Mulher Brasileira) e Centros de Referência dos Direitos da Mulher nos municípios; além de mecanismos que possam coibir a violência política contra a mulher.
  • Políticas públicas para mulheres: por um novo pacto social, com a luta por mais mulheres na política; aplicação da proporção 50-50 no preenchimento das candidaturas proporcionais para cada sexo; destinação proporcional do fundo partidário e do tempo de rádio e TV para ambos os sexos; autonomia das mulheres para o gerenciamento de seus recursos; e paridade de gênero, com a ampliação de compromisso de fortalecimento da participação política das mulheres em todos os espaços de poder e tomada de decisão.

Confira a cartilha das Bandeiras Eleitorais 2022 na íntegra.

Mulheres na política

Além de estreitar laços umas com as outras, as participantes da reunião puderam tirar dúvidas sobre recursos para a campanha eleitoral e debater a participação da mulher na política. A candidata a deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) aproveitou para agradecer o apoio do PSDB-Mulher a suas campanhas anteriores.

“Onde eu chego eu enalteço o trabalho do PSDB-Mulher porque vocês fazem a diferença. Muito obrigada pelo que já fizeram por mim, obrigada pelo que estão a fazer nessa campanha de 2022. Para as que estão chegando, as que estão aqui no primeiro mandato, tentando chegar na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas, tenham certeza de que vocês estão lidando com mulheres de verdade, que defendem a mulher e fazem a diferença em nossas vidas”, afirmou.

Primeira mulher trans a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, a candidata a deputada estadual Nicole D’Lamarck (PSDB-PB) foi uma das participantes do seminário de capacitação promovido pelo PSDB-Mulher Nacional, em parceria com a KAS Brasil e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), em julho em Belém (PA).

Durante o encontro virtual desta quarta-feira, ela detalhou como tem aplicado os conhecimentos adquiridos durante esse período em sua campanha eleitoral.

“Quando eu coloquei em prática o que aprendi com vocês no seminário, a minha primeira entrevista aqui no estado da Paraíba viralizou e eu ganhei uma visibilidade incrível. Todos os jornais do estado publicaram sobre mim, falando também sobre o universo LGBTQIA+. Só tenho a agradecer todos os ensinamentos de vocês”, completou.