Notícias

Procuradora Especial da Mulher de Itajaí (SC), tucana solicita informações sobre morte de gestantes em hospital

Foto: Davi Spuldaro/CVI

Os sete óbitos maternos ocorridos este ano no Hospital Marieta, em Santa Catarina, acenderam um alerta com relação à saúde das mulheres. Por isso, foi aprovado na terça-feira (19/07) um requerimento da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Itajaí (SC) que solicita informações à Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Hospital Marieta.

“O objetivo do requerimento não é julgar e sim ter informações oficiais das causas que levaram aos óbitos na tentativa de evitar novas mortes. Para isso é importante identificar, por exemplo, se a gestante possuía doença prévia, se fez o acompanhamento do pré-natal ou se foi negligência médica, para que assim possam ser feitas as mudanças nas políticas públicas de assistência e acompanhamento das mulheres”, ressaltou a procuradora-especial da Mulher, Anna Carolina Martins (PSDB).

Além dos relatórios dos anos de 2021 e 2022 da vigilância epidemiológica sobre a mortalidade em Itajaí, o requerimento também solicita o número de óbitos maternos que ocorreram no HMMKB nos anos de 2021 e 2022; o detalhamento por ano do município e bairro de residência, idade e causa mortis das gestantes; quais os fatores que contribuíram para o falecimento (por exemplo: falta de recursos humanos, exames, insumos ou medicamentos, falta de pré-natal, problemas na assistência ao parto); se foi identificado que o histórico obstétrico das gestantes contribuiu para o resultado morte; e se há no município de Itajaí lista de causas que comumente mascaram mortes maternas e induzem à sub-informação de forma a atender às especificidades regionais ou locais.

As mortes já estão sendo investigadas pela Polícia Civil e o Hospital Marieta abriu sindicâncias para apurar os fatos e encaminhar aos órgãos competentes. Além disso, comunicou que irá romper contrato com a empresa de obstetrícia que realiza os atendimentos no hospital.

*Da assessoria da vereadora Anna Carolina Martins