Na presença das mulheres que participaram do II Seminário de Capacitação Política: Representação, Democracia e Eleições 2022, destinado a capacitar lideranças femininas, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Belém (PA), em parceria com a KAS Brasil e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), a doutora em Ciência Política (UFMG) e especialista em eleições, partidos e mandatos, Nerea Garcia, defendeu o uso correto e intenso das redes sociais pelas pré-candidatas.
“No marketing a gente não prega para convertido. Para os convertidos, a gente mantém mobilizados”, disse. “A mensagem é a comunicação.”
A especialista afirmou que as redes sociais são fundamentais nestas eleições e alertou sobre a necessidade de ter uma equipe de comunicação organizada e ativa.
“É fundamental ter equipe. Quem tem ‘sombra’, aquela pessoa que te acompanha em todos os lugares, que tira fotos e faz vídeos?”, questionou ela.
Escolhas
Nerea Garcia disse que um candidato deve ter em mente que existem, pelo menos, cinco categorias de eleitores. Segundo ela, são: aqueles que com certeza vão votar em você; o que não tem certeza absoluta; o que não sabe em quem votar, é a maioria, e que irá decidir nos últimos 15 dias de campanha; aquele que não te curte; e, por fim, o voto opositor, que é o que faz campanha contra você.
Segundo a especialista, é importante ainda escolher um conteúdo que “vai te aproximar do cidadão” para refletir no que se deseja: no caso, o voto, ser eleito. “A gente precisa mostrar para o cidadão que está próximo do que ele pensa”, disse. “É preciso se destacar em relação a outro candidato.”
De acordo com Nerea Garcia, é preciso “se posicionar” e não ser neutro. Mas isso não significa que é necessário posicionar-se sobre todos os temas. “As pessoas querem ver além da política, o seu dia a dia, por isso é preciso mostrar que recorte você quer mostrar.”
Decisões
Nerea Garcia lembrou que as redes sociais disputam com tudo que está na mídia: séries, novelas e youtubers. Segundo ela, é fundamental “prender a pessoa” e a estratégia é: começar com uma frase de impacto. Para ela, é importante escolher uma rede social, e não estar em todas.
A especialista alertou que é importante acompanhar os concorrentes para verificar o porquê de eles estarem crescendo nas pesquisas de intenção de voto e buscar engajamentos e aperfeiçoamentos nas suas redes sociais. “Não comprem seguidores, o melhor é buscar engajamentos e posicionamentos”, orientou.
Nerea Garcia advertiu também que, infelizmente, as redes sociais “alimentam” a polarização e que há pesquisas que mostram que as pessoas reagem mais a estímulos negativos. Para ela, isso não é legítimo, mas é importante que todas as pré-candidatas tenham consciência.
“A democracia é algo que tem de ser cuidado. É como um relacionamento amoroso, tem de ser lapitado, cuidado”, ensinou a especialista.