Opinião

“Compromisso e Luta”, por Cecília Otto

Por Cecília Otto

Uma Amazônia estratégica para nós, Mulheres Amazonidas, que descendemos dos Povos Indígenas, Populações e Comunidades Tradicionais brasileiras, é a que luta pela defesa da socio biodiversidade amazônica neste momento em que o mundo debate a crise climática, que atinge todos os habitantes deste Planeta.

A visibilidade em torno da força da mulher nas mais diversas situações politicas, sociais e de comando das sociedades civis e governamentais aumentou em todo o mundo. É por isso que estamos aqui, para mudar nossa realidade, deixar nossos medos de lado, tomarmos posse do que queremos. Não estamos pedindo favor a partido político. Estamos nos empoderando das nossas decisões de mudar a política do lugar aonde vivemos, somente assim vamos nos tornar presentes na vida das pessoas que confiam em nós.

Isso é fazer política igualitária.

O dever do PSDB-Mulher é tornar possível a política para as mulheres como cidadãs e militantes partidárias, fazer com que as Políticas Públicas aconteçam, e é compromisso de cada uma que participou do encontro de capacitação no Pará, em nome daquelas que ficaram em nossas bases de trabalho, em nossas cidades, em nossos municípios.

Não voltemos iludidas, o encontro aconteceu para nos fortalecer e nos organizarmos, para que não sejamos somente candidatas. Estamos aqui para sermos o futuro do PSDB. Sabemos da realidade de cada Estado e que iremos enfrentar uma Eleição difícil, mas sabem o que mais nos fortalecerá? A certeza de que somos mulheres aguerridas e que podemos mudar aquilo que queremos com a nossa força, vamos às ruas, falem a todos que são candidatas, mostrem suas propostas, façam politica, lutem pelo que acreditam, caminhem nas vossas comunidades, peçam voto, insistam, nunca cansem, dificuldades acontecerão, mas se mantenham firmes no que acreditam.

Agradecemos a Presidente Yeda Crusius e a KAS por ter trazido o Brasil pra dentro da Amazônia e assim nos fortalecer.

Nós, Mulheres Amazonidas, descendentes dos Povos Indígenas, Populações e Comunidades Tradicionais queremos reafirmar nosso papel de protetoras e defensoras do patrimônio natural brasileiro.

Os Povos da Floresta só podem se manter fortes e ativamente comprometidos com os desafios atuais, seguindo unidos e atuantes por meio das manifestações sociais, políticas e ambientais, firmando seu compromisso com a vida e a natureza!

Os desafios para Construir um Brasil melhor é muito grande, temos que acreditar que podemos e queremos que nossa política seja coletiva, da cor da nossa pele, tenha nossas características, fale nossa língua.

Quando nos deslocamos para nossas capitais, enfrentamos além das situações climáticas, o silêncio do nosso Governo que nos vê igual quando somos únicas. Não queremos ser iguais. Queremos ser nós mesmas, sem maquiagem importada. Queremos ter no rosto as rugas do tempo que retrata a nossa história, as marcas das nossas pinturas ancestrais. Queremos ter a voz dos nossos povos que foram calados pela politica colonizadora que mudou a nossa cultura, mas que não mudou a nossa essência. Queremos viver uma política que fale sobre as nossas necessidades e  que nos possibilite resolver as demandas. Queremos uma política que nos insira no conteúdo programático do universo cultural da humanidade e que não nos trate como se fossemos um artefato cultural da humanidade.

Queremos dizer ao Brasil que Viver na Região Norte é uma peculiaridade que causa sempre uma luta, temos a terra, mas se não cuidarmos a perderemos, temos os rios, mas se não cuidarmos eles secarão, temos as riquezas na floresta desde a mais simples semente como a mais preciosa das pedras, mas se não soubermos cuidar vamos nos tornar uma Floresta de Pedras, ser um vivente na Amazônia, requer sabedoria para conhecer e saber cuidar, fazer politica para a Amazônia, tem que saber conhecer a terra que vivemos, somos ricos e somos pobres, essa é a dicotomia social que a Mulher Amazonida convive, por isso, não podemos nos calar.

Nossa proposta é fazer  deste momento o princípio de tudo, para que o nosso Brasil e as peculiaridades de cada Região sejam reconhecidas. A Região Norte tem nome, nosso nome é Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará, cada um desses Estados precisa ter sua grandeza potencializada. Não podemos preservar se não tivermos Politicas Públicas que dê ao homem e a mulher amazonida aquilo que é necessário para viver com dignidade.

Somos vários Brasis, dentro deste Brasil. Tão plural, tão cheio de diversidade cultural e social, onde o maior patrimônio é cada brasileiro e cada brasileira que forma essa pluralidade de cor, fala, movimento, pensamento, dança e vontade de viver e renovar a Vida.

Viva o Brasil!!!!!

Viva a Amazônia!!!!

Viva a Mulher Brasileira!!!!!

*Cecília Otto é educadora, neuropsicopedagoga e coordenadora do PSDB-Mulher na região Norte