Vereadora Anna Carolina Martins comemora resultado de concurso estudantil que abordou segurança das mulheres

Unir meninos e meninas na prevenção contra a violência doméstica foi o objetivo do concurso estudantil “Mulher Segura, Tarefa de Todos”, que contou com a participação de estudantes de Itajaí (SC), das redes municipal, estadual e particular de ensino. A iniciativa da Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria-Especial da Mulher, cuja responsável é a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB), com o apoio da Escola do Legislativo foi um sucesso.

O concurso recebeu 86 vídeos de 31 escolas, em categorias do Ensino Fundamental ao Médio. O objetivo foi incentivar a reflexão sobre a segurança das mulheres em ambientes públicos e privados, a fim de mobilizar crianças e adolescentes para a construção uma sociedade justa e de paz.

“A proteção das mulheres não é algo que deve ficar apenas no discurso, quando casos de agressão ou feminicídio ganham destaque nos noticiários. E nada melhor do que promover a mudança pela prevenção nas escolas. Pela participação e qualidade dos vídeos que recebemos tenho certeza de que conseguimos promover essa reflexão nas escolas e que chegará aos lares itajaienses”, disse a tucana.

Os vídeos inscritos passaram por avaliação de uma comissão julgadora e os finalistas foram publicados no perfil do Instagram da Câmara de Vereadores para votação popular. Eles receberam mais de 19 mil votos, o que demostra o engajamento da comunidade escolar e população.

O primeiro colocado de cada categoria recebeu a premiação de R$ 5 mil, o segundo colocado, R$ 3 mil e o terceiro colocado, R$ 2 mil. Além disso, os vídeos vencedores foram para a programação da TV Câmara e Youtube.

A Lei Maria da Penha, que completa 16 anos em agosto, prevê que devem ser asseguradas, a todas as mulheres, as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

Infelizmente, ainda está longe de ser realidade. Os casos de violência contra a mulher vêm tomando destaque no noticiário do país. Somente em Santa Catarina, 21 casos de feminicídio já foram registrados em 2022.

“São números preocupantes e que mostram a necessidade urgente de ações do poder público. Acredito na educação como uma ferramenta capaz de mudar a cultura da violência. Leis para punir temos muitas, o concurso busca auxiliar na prevenção dos casos”, finalizou Anna Carolina Martins.

*Da assessoria da vereadora Anna Carolina Martins