Escola municipal de Novo Hamburgo (RS) está entre as melhores do mundo

Foto: Lu Freitas/PMNH

A gestão democrática exercida na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Adolfina Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), levou a instituição a ser reconhecida como uma das melhores do mundo. A escola da rede municipal de ensino está entre as 50 finalistas no World’s Best School Prizes, premiação internacional que busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto real na vida dos estudantes e da comunidade.

“Parabéns à equipe diretiva, professores, alunos e toda comunidade escolar da Adolfina pela conquista. A educação é uma das áreas prioritárias de nossa gestão. Investimentos na ampliação e construção de novas escolas e equipamentos de alta tecnologia, inclusive distribuindo chromebooks a cada um dos professores, smart board (telas interativas) nas escolas e computadores para os alunos”, destacou a prefeita Fátima Daudt (PSDB), enfatizando os esforços para dar condições ao pleno desenvolvimento do ensino municipal.

“Fui aluna da rede municipal de Novo Hamburgo e tenho muito orgulho de nossos profissionais”, contou a tucana.

Pela classificação, a EMEB Profª Adolfina Diefenthäler participará da Semana Mundial da Educação, que ocorrerá em outubro e reunirá escolas de todos os continentes. Além da escola hamburguense, apenas outras duas escolas brasileiras conquistaram este reconhecimento, ambas de Pernambuco: a Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, de Recife; e Escola Primária Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó. As três instituições foram parabenizadas em rede nacional por Luciano Huck, na última semana, durante o programa Domingão com Huck.

“Temos convicção da qualidade da educação pública de Novo Hamburgo e, por isso, recebemos esta notícia com muita satisfação e orgulho”, acrescentou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Este será o segundo ano consecutivo que o município participa da Semana Mundial de Educação. No ano passado, a EMEB Pres. Affonso Penna, do bairro Vila Nova, apresentou a experiência desenvolvida pela escola durante a pandemia.

Colaboração da comunidade

As 50 escolas de todo o mundo finalistas no prêmio estão divididas em cinco diferentes áreas. A EMEB Profª Adolfina Diefenthäler está entre as dez melhores na categoria Colaboração da Comunidade, que busca reconhecer escolas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e famílias. Na escola hamburguense, os processos de decisão são coletivos, incluindo as questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação.

Anualmente, a escola realiza uma assembleia com a participação de todos. Neste encontro, são debatidas as principais demandas. Estudantes, professores e comunidade têm a oportunidade de se manifestar e votar nos temas que consideram mais relevantes. Como todos podem participar, se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da escola e aprendem a ouvir e respeitar as necessidades e opiniões dos outros.

O projeto pedagógico se chama #aprenderecompartilhar e tem sua base em três premissas: participação democrática, aprendizagem colaborativa e interação entre os pares. “Além de destacar nossa experiência a partir deste importante reconhecimento, queremos mostrar para todos que a escola pública tem qualidade e que os professores são comprometidos e qualificados”, destacou Andrea Zimmer, diretora da escola que atende 750 estudantes e conta com 40 professores.

As outras categorias do prêmio são: Ação ambiental, Inovação, Superação de adversidade e Apoio à vidas saudáveis. Durante a Semana Mundial de Educação serão conhecidos os vencedores em cada categoria. Estas escolas receberão como premiação 50 mil dólares.

Outros destaques

Outras iniciativas e profissionais da rede municipal de ensino também receberam destaque recentemente. A professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joaninha, do bairro Canudos, Cristiele Borges dos Santos foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, o mais importante reconhecimento da Educação Básica do Brasil. Também da EMEB Profª Adolfina Diefenthäler, a coordenadora pedagógica Lea Borges dos Santos venceu o Prêmio Conectando Boas Práticas, promovido pela Conectando Saberes. No segundo semestre, Lea participará de seminário em São Paulo para apresentar o trabalho.

*Do portal da Prefeitura de Novo Hamburgo