Vereadora Eremita Mota será primeira mulher a presidir o Legislativo de Feira de Santana (BA)

Eremita Mota discursa no 10º Encontro Nacional do PSDB Mulher em Brasília. DF, 08/12/2017 -
Foto: George Gianni/ObritoNews

A vereadora Eremita Mota (PSDB) foi eleita por unanimidade, na última terça-feira (14/06), como a nova presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana (BA), tornando-se a primeira mulher a presidir o Legislativo do município. Ela assumirá o cargo a partir de janeiro de 2023.

Ao declarar o voto, os vereadores demonstraram estar otimistas com a composição da futura Mesa Diretiva, além de satisfeitos em ter alguém do sexo feminino à frente da gestão da Casa.

“Muita alegria, com a primeira mulher eleita para presidir a Câmara. Daqui a alguns anos, teremos a foto de Eremita entre os que entraram para a história desta Casa, junto com a nossa e de outros últimos ex-presidentes, Ronny e Zé Carneiro”, destacou o vereador e atual presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD). “Você me convidou para ser o seu vice-presidente e eu não queria estar na Mesa em 2023 e 2024, mas, vou aceitar porque ser o seu vice, para mim, é uma honra”, disse.

Respeito e civilidade

A tucana assume a Câmara de Feira de Santana pelos próximos dois anos com o compromisso de manter uma relação de “respeito e civilidade” com o Executivo, sem abrir mão de fiscalizar os atos da administração pública. Ela avaliou que presidir o Legislativo de uma cidade maior que oito capitais, sendo a 34ª maior do Brasil, será uma missão difícil, mas assegurou que vai honrar a confiança de todos “mantendo este Poder forte e independente”.

Em um breve pronunciamento após a votação, Eremita Mota disse que fará uma administração em que os recursos serão aplicados corretamente, sem perder de vista os outros princípios da gestão pública. Funcionários de cargos efetivos e de confiança vão contar com o seu apoio pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Ela se comprometeu a manter a Câmara como uma “caixa de ressonância da população e sentinela avançada na defesa dos direitos de todos, aberta e determinada na solução dos seus problemas”.

Emocionada, ela se recordou de um diálogo, durante o seu terceiro mandato como vereadora, com um eleitor que lhe questionou se não tinha vontade de ser presidente da Câmara.

“Eu disse que se isto estivesse escrito no livrinho da minha vida, um dia seria, sim. Não sou o que me acontece, mas o que escolho me tornar”, completou.

*Com informações do portal da Câmara Municipal de Feira de Santana