Carlos Avalone recomenda amor em lugar do ódio e a busca pela conciliação nestas eleições

O segundo dia do Encontro de Capacitação Política Estadual PSDB-Mulher “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, em Cuiabá (MT), neste sábado (11/06), contou com a abertura da presidente do PSDB-Mulher de Mato Grosso, ex-vereadora por Cuiabá Maria Avalone, que destacou a importância de encontros como esse para o aprendizado das mulheres. Para ela, todas devem procurar respostas para as dúvidas, aperfeiçoar por meio da capacitação. “Eu acredito muito na nossa força e no nosso partido.”

Conjuntura Política

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo presidente do PSDB no Estado e deputado estadual Carlos Avalone. Ao fazer uma análise da conjuntura política nacional e no estado do Mato Grosso, o tucano alertou sobre o acirramento de ânimos e o espírito de guerra que predomina no cenário atual. Cordato, ele disse que o ideal é procurar o perfil conciliador que combina com o homem e a mulher públicos.

“Quando assumimos um cargo público, temos de ser muito maiores do que nós mesmos”, disse Carlos Avalone. “Meu voto é suado, eu respeito demais o voto, respeito demais os eleitores”, acrescentou. “A política tem de ser de construção, não é de ataque, deixa isso para quem já está.  O melhor do Brasil é o amor, não é ódio.”

Momento

Avalone ressaltou que o momento em que está o PSDB é um dos mais difíceis vividos pelo partido, pois não têm candidato próprio à Presidência da República e está ameaçado de ver seus quadros diminuírem. Ainda assim, segundo ele, estar no ninho tucano é um privilégio.

“Eu fico muito chateado de o PSDB não ter candidato, partido que não tem candidato, diminui, mas nós cometemos muitos erros em nível nacional. Começamos muito bem, criamos uma prévia e depois não respeitamos a prévia. O nosso núcleo nacional não respeitou a prévia”, disse. “Esses erros são erros políticos.”

Apesar dos erros citados por ele, o deputado estadual disse que reuniões, como está em Cuiabá, o fazem acreditar que o PSDB é um partido diferenciado e que sobrevive aos problemas. “Estou cada vez mais confiante no nosso PSDB, sabendo que passamos por dificuldades, quando vejo uma reunião como está, eu me empolgo, quantos partidos têm condições de fazer uma reunião destas? Estamos sendo sondados por partidos da esquerda, direita e centro, estamos sendo enamorados.”

Federação

Com a oficialização do apoio do PSDB, Cidadania e MDB à candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República há dois dias, Avalone afirmou que agora o que se espera é que o candidato a vice-presidente na chapa seja o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), conforme as articulações em curso.

“Tomara que o Tasso Jereissati aceite ser candidato a vice-presidente [na chapa da Simone Tebet]”, afirmou o deputado estadual. “No Mato Grosso, estamos centrando a força nas candidaturas federal e estadual.”

Segundo Avalone, serão eleitos de dois a três deputados estaduais, foram os outros acordos em curso. A proposta, de acordo com ele, é promover uma espécie de “rodízio” entre titulares e suplentes para que todos consigam atuar de forma conjunta. “Vamos fazer um grande rodízio”, reiterou.