Força-TarefaNotícias

Buscando ampliar a participação feminina na política, PSDB-Mulher realiza seminário em Campo Grande

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB reuniu mais de cem lideranças tucanas neste sábado (21), na sede do Diretório Estadual do partido, em Campo Grande. Na força-tarefa que tem percorrido o Brasil, a presidente do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, tem motivado e capacitado as mulheres para as eleições deste ano. Os seminários também discutem a formulação de políticas públicas estaduais e nacionais que reduzam as desigualdades econômicas e sociais agravadas pela pandemia.

“Nos reunimos para falar, mas também para escutar. Em 2020, construímos bandeiras que as mulheres carregaram durante as eleições municipais. Agora, estamos reprisando esse movimento. E não são só bandeiras para as mulheres. As mulheres estão dizendo o que querem para o seu Estado e para o Brasil”, explica Yeda.

Durante a fala de abertura, a presidente nacional do PSDB-Mulher salientou que vivemos um momento no qual diversos países discutem a ampliação do espaço feminino nas instâncias de poder.

“O mundo está pedindo que sejamos mais humanos e menos máquinas. Que tenhamos menos fake news e mais política olho no olho. E nós, mulheres, somos muito boas nisso”, reforça Yeda.

Já a coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste e presidente do Scretariado no Distrito Federal, Andréia Moura, pontuou: “Queremos, neste ano de 2022, transformar as eleições em um sucesso do PSDB, para que tenhamos deputadas, senadoras e governadoras. Nossa luta maior é pela igualdade. Queremos os 50/50. Nem mais mulheres, nem mais homens”.

Força-tarefa vem rodando o Brasil

Os cursos já passaram por Goiás, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A meta é a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB em 2022.

“Apesar dos avanços, ainda não conquistamos a equidade e seguimos sendo minoria nas casas legislativas. Por isso, o encontro de hoje discute maneiras de conscientizarmos a sociedade da importância da representatividade feminina. Não trabalhamos somente por uma política mais igualitária, mas também por mais justiça social, pelo combate à violência contra a mulher, em favor de educação de qualidade e, essencialmente, por uma sociedade mais fraterna, igualitária e livre de preconceitos”, pontua a deputada estadual e presidente do PSDB-Mulher do Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, que foi a primeira mulher a exercer o posto de líder do governo no parlamento estadual.

Governador ressalta a participação das mulheres

Em sua mensagem, o governador Reinaldo Azambuja destacou o papel das mulheres nos resultados obtidos pela gestão.

“Se hoje somos um dos governos com melhor avaliação positiva do Brasil, as mulheres têm enorme participação nesse processo”, destacou.

O pré-candidato a governador, Eduardo Riedel, também destacou a presença das mulheres no primeiro escalão do governo.

“Praticamente a metade do nosso secretariado é formado por mulheres e este encontro ajuda a fortalecer esse movimento”, destacou.

O evento

Ao longo de toda a manhã, o seminário abordou a temática das Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e as Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher. O assunto foi detalhado pela psicóloga e mestra em Direitos Humanos, Tarsila Rorato Crusius. O encontro debateu, ainda, aspectos da comunicação política, legislação eleitoral e os cenários local e nacional para 2022.

Presenças

Também participaram da programação a presidente do PSDB-Mulher de Campo Grande, Carla Teixeira; a vereadora de Ponta Porã Anny Espínola, além de dezenas de militantes e de pré-candidatas a deputada estadual e federal.