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Especialista em Comunicação Política diz que “pé na rua” e uso das redes sociais tem de ser associado

Cerca de 140 tucanas e pré-candidatas às eleições deste ano se reuniram no último sábado (14/05), em Florianópolis (SC), para participar de mais um Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

Com o tema “Oratória de campanha”, Roberto Witter, jornalista formado pela Universidade Católica de Pelotas (RS), concentrou sua apresentação nos aspectos que devem guiar as pré-candidatas nas eleições de outubro de 2022. Segundo ele, as redes sociais são atualmente o principal alicerce de campanha, ao lado do chamado “pé na rua”. Mas, de acordo com o especialista, é preciso ter foco sobre como agir neste período.

Witter destacou que é fundamental definir o propósito de campanha, a partir da pergunta: O que pretendo fazer?

Em seguida, manter um discurso objetivo e direto, a partir da seleção de boas histórias e temas curtos e atraentes. “Gente como a gente, sejam nas redes sua melhor versão. Quem vê o Instagram, não vê boleto, não vê perrengue.”

“Cada palavra, pensamento encadeado, é importante”, destacou o jornalista. Em tom de brincadeira, ele mencionou que “a política é um bicho preguiça que se mexe a 12km/hora, e a vida é um guepardo que anda a 115km/hora”.

Dados

Witter apresentou dados recentes em que mostrou que o Facebook segue na liderança das redes sociais, depois do Youtube, Instagram, Tik Tok e Linkedin. “O que faz para entender este momento? Compreender o movimento”, afirmou o jornalista.

Segundo ele, o Facebook tem 2,85 milhões de usuários, mas está em um movimento de estagnação. Já o Youtube reúne 2,29 milhões de usuários, o Instagram tem 1,22 milhões de usuários, o Tik Tok tem 1 milhão de usuários e o Linkedin, 650 mil usuários.

De acordo com o jornalista, o brasileiro fica em média 3 horas e 30 minutos nas redes por dia. Ele ressaltou que as redes sociais e o WhatsApp são utilizados, sobretudo, para “conversas” e interação, e reiterou que o número de consumidores de televisão, de publicações impressas e on-line tem diminuído.

Força-tarefa

Além de Comunicação Política, Legislação Eleitoral e Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais do PSDB-Mulher para 2022 foram os temas debatidos no Seminário, que contou com palestras da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Luciana Loureiro; e da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius.

Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem percorrido o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Florianópolis (SC), o projeto já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). O próximo destino é Campo Grande (MS).