Agenda

21/05 – Seminário de capacitação “Mulheres Que Constroem Um Brasil Melhor” – Edição Mato Grosso do Sul

Agora chegou a vez de Mato Grosso do Sul receber a força-tarefa do PSDB-Mulher para que possamos cumprir nossa missão elegendo mais mulheres na política em todo o país, escrevendo um futuro melhor para o estado e o Brasil.

Público alvo: Mulheres filiadas ao PSDB que têm a intenção de se candidatar e com potencial para serem eleitas, além de lideranças locais.

 PROGRAMAÇÃO:

 08h00 – Cadastramento;

09h – Abertura oficial com o vídeo: FORÇA-TAREFA ELEIÇÕES 2022/PSDB-MULHER;

9h05 – Presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB – Yeda Crusius

9h15 – Vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB – Thelma de Oliveira

09h25 – Coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste – Andréia Moura

09h30 – Presidente do Diretório Estadual do PSDB/MS – Sérgio de Paula

09h35 – Presidente do PSDB-Mulher /MS – Mara Caseiro

09h40 – Governador de Mato Grosso do Sul – Reinaldo Azambuja

Módulo I

09h50 / 10h20

Legislação Eleitoral: Registros de candidatura, normas de propaganda eleitoral, prazos eleitorais, financiamento de campanha eleitoral – arrecadação e gastos de campanha, prestação de contas eleitorais, entre outras informações. Debate.

Palestrante: Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, membro fundadora da ABRADEP e especialista em controle e combate à corrupção.

Módulo II

10h20 / 10h50

Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher 2022: Cenário pós-pandemia, crise na saúde, educação e direitos sociais, e o que mudou nas prioridades das mulheres e do mundo. Apresentação do questionário “O que queremos para Mato Grosso do Sul e para o Brasil nas eleições 2022”.

Palestrante: Tarsila Rorato Crusius, psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde.

10h50 / 11h10

COFFEE BREAK

 Módulo III

 11h10 / 11h40

Comunicação Política: Estratégias de argumentação e retórica. O desafio de se comunicar com eleitores. Apresentação e oratória de campanha.

 Palestrante: Laila Carriel, jornalista, especialista em comunicação empresarial e parlamentar.

 Módulo IV

11h40 / 12h10

Políticas de Enfrentamento à Exploração Sexual na Fronteira de Mato Grosso do Sul

 Palestrante: Wania Alecrim,  pedagoga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Módulo V

12h10 / 12h40

Mesa redonda: O que queremos para Mato Grosso do Sul em Políticas Públicas para Mulheres?

 Mesa redonda com a presidente do PSDB-Mulher de Campo Grande, Carla Teixeira; a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e trabalho, Elisa Cleia Nobre; a prefeita de Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes; e a vice-prefeita do Mundo Novo, Rosaria de Fátima Lucca Andrade. O debate será mediado pela deputada estadual, pré-candidata à reeleição e presidente do PSDB-Mulher de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro.

 12h40 – Pré-candidato a governador do Estado –  Eduardo Riedel

 13h –  Encerramento