Força-TarefaNotícias

Yeda Crusius chama mulheres para a vida política em encontro do PSDB-Mulher Nacional em SC

Florianópolis (SC) recebeu, neste sábado (14/05), o Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. O evento é uma iniciativa do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e está percorrendo todas as regiões do país, estimulando e fortalecendo a presença feminina na política. O projeto é liderado pela presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius.

Na abertura do Encontro, que contou com a participação de cerca de 140 mulheres de todo o estado, a tucana, única governadora na história do Rio Grande do Sul, afirmou que Santa Catarina tem o potencial de ser o estado que mais elegerá mulheres nestas eleições. Para isso, no entanto, é preciso investir na qualificação das candidatas.

“Devemos estar preparadas para estas eleições que, definitivamente, serão duras. Mas nós temos um lado, nós temos capacidade de acabar com este clima de guerra e somos nós, mulheres, que vamos levar o Brasil para frente e acabar com este clima de disputa eterna”, apontou.

Yeda destacou ainda que é preciso investir na educação política das mulheres para que elas tenham liberdade de liderar esse processo. “Temos que dar um basta no fato de quererem regular o nosso voto, de dizerem em quem devemos votar. Nós somos capazes de criar um novo Brasil a partir do nosso voto”, constatou.

A deputada federal do PSDB catarinense e pré-candidata à reeleição Geovania de Sá, que é presidente de honra do PSDB-Mulher estadual, ressaltou a baixa representatividade das mulheres em cargos políticos. “Apenas 11% das prefeituras no Brasil são lideradas por mulheres, 15% da Câmara Federal é composto por elas e apenas 13% das vagas no Senado são ocupadas por nós. Essa situação precisa melhorar para que o país volte a crescer”, salientou.

“Somos nós que vamos colocar em prática as políticas sociais que vão nos tirar dessa situação. Por isso, nós precisamos deixar a zona de conforto, assumir a responsabilidade e saber que o nosso lugar é liderando as mudanças necessárias”, pontuou.

O presidente do PSDB em Santa Catarina e prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, falou sobre os esforços do partido para aumentar a representatividade feminina na política. “Tenho orgulho de dizer que em Concórdia, onde sou prefeito, a maioria dos cargos de primeiro escalão pertence às mulheres. Elas estão na linha de frente do governo tomando as decisões necessárias para melhorar a nossa qualidade de vida”, disse.

Pacheco frisou que ações como esta tentam mudar o fato de o Brasil estar no 115º lugar entre 140 países em representatividade feminina na política.

Já a coordenadora do PSDB-Mulher na região Sul, vereadora de Itajaí e pré-candidata a deputada estadual, Anna Carolina Martins, destacou a capacitação das mulheres nas mais diferentes áreas da vida pública.

“É comum vermos mulheres em pastas como a Assistência Social ou a Educação. Mas quando chegaremos a pastas como o Desenvolvimento Econômico e no Planejamento? É preciso avançarmos também nessas frentes”, completou.

Além de Santa Catarina, os cursos regionalizados já passaram por Goiás, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. O próximo destino será Mato Grosso do Sul. Com a Força-tarefa Eleições 2022, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB pretende identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres, traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.

Confira a galeria de fotos AQUI.