Força-TarefaNotícias

Com entusiasmo, gaúchas defendem união em torno de candidaturas femininas

Aos 81 anos, a presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e deputada estadual Zilá Breitenbach é o entusiasmo em pessoa, e incentiva que mais mulheres ingressem na vida política. A delegada Nadine Farias Anflor, pré-candidata a deputada estadual, reforça a posição da tucana, e a vereadora de Nova Petrópolis (RS) Kátia Regina Zummach recomenda que as palavras “insistência” e “persistência” estejam presentes sempre.

Sob a mediação da educadora Ivana Genrro Flores, as gaúchas Zilá, Nadine e Kátia Regina participaram da Mesa Redonda do Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB no último sábado (07/05), em Porto Alegre (RS). “A gente precisa arrastar outras mulheres. Que a gente comece a dizer isso”, apelou a mediadora.

Zilá Breitenbach, que reúne as experiências da Prefeitura de Três Passos e da Assembleia Legislativa, ressaltou que o papel do PSDB-Mulher e de sua presidente Yeda Crusius faz a diferença na condução das candidaturas femininas. “Nós não estaríamos aqui hoje, se não fosse a Yeda. É a Yeda que está brigando por nós”, afirmou.

Construção de candidaturas

Em seguida, a deputada estadual reiterou: “Se a gente não tem posição, a gente não constrói. A Yeda sempre foi assim: sempre com opinião. A Yeda luta por nós e nos defende. Temos de dar valor às mulheres que nos defendem. Fazer política é também sacrifício”.

Para a delegada Nadine, mulheres devem trabalhar por candidaturas femininas. “Coloquem-se nos espaços de decisão, se não outros decidirão por mim. Com muito orgulho, nós temos de eleger mulheres, temos de estar juntas.

Por sua vez, a vereadora Kátia Zummach disse que é preciso resistir para agir. “Insistam e persistam, se querem ocupar algum cargo político”, afirmou. “A gente precisa de políticas públicas que integrem cada vez mais pessoas”, completou a tucana.

Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem percorrido o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Porto Alegre (RS), o projeto já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB), Brasília (DF) e São Paulo (SP). O próximo destino é Florianópolis (SC).