PSDB-Mulher reúne tucanas em mais uma etapa de evento de capacitação e mobilização política no RS

A força-tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher cumpriu mais uma etapa neste sábado (7/05). O seminário “Mulheres que constroem um Brasil melhor” reuniu dezenas de lideranças de todo o Rio Grande do Sul em Porto Alegre, contando com palestras para preparar pré-candidatas e militantes do partido, além de debater o cenário político do Estado e do Brasil.
Líder da iniciativa, a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e única governadora da história do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, destacou que ações como esta são promovidas pelo PSDB-Mulher há 23 anos,  à frente de uma pauta que hoje é mundial: mais mulheres na política. “A luta pela igualdade de direitos não é só da mulher. É da sociedade. Queremos promover maior representação feminina na sua diversidade”, enfatizou.
O evento contou com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que lembrou que Yeda foi a única mulher à frente do Rio Grande do Sul entre 40 governadores. “E foi ela quem começou a arrumar o RS do ponto de vista fiscal, com uma forte agenda de mudanças”, disse, ressaltando que foi com Yeda que os gaúchos viram, pela primeira vez em décadas, as contas gaúchas ficarem em dia.
Ranolfo destacou que ele e o ex-governador Eduardo Leite, que renunciou ao cargo em março, deram seguimento ao legado de Yeda. “Hoje pagamos os salários em dia. Conseguimos fazer reformas estruturais, privatizações e reduzimos o ICMS. Temos o Projeto Avançar, com R$ 6,3 bilhões em investimentos, algo que nunca se viu no Estado”, celebrou, afirmando que o PSDB deve ser protagonista na disputa no Rio Grande do Sul em 2022 — e contando com maior representação feminina. “Temos quase 50% de secretárias. O que hoje é uma quebra de paradigma deve ser o normal”.
Protagonistas da mudança
Presidente do PSDB-Mulher no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Zilá Breitenbach celebrou a presença de tantas tucanas na véspera do Dia das Mães. “A mulher sabe a hora de estar com a família e de fazer a militância política. Temos que ser protagonistas da mudança”, disse a parlamentar, que também reforçou a importância do PSDB seguir à frente do Estado. “Acreditem na política. Façam política. Uma hora por dia, no salão, no mercado, já faz a diferença”, disse.
Também presente no seminário, o deputado federal Lucas Redecker, presidente do PSDB gaúcho, pontuou que o partido dá exemplo para todo o país pelo trabalho para ampliar a participação feminina. “As mulheres do PSDB fazem política, não politicagem. Temos muito a avançar ainda, mas hoje damos exemplo nos parlamentos, no Brasil”, afirmou, chamando as tucanas para irem à disputa em 2022. “Queremos candidatas para ir à linha de frente e serem eleitas”, disse.
Ao longo da manhã, o evento contou com palestras para capacitar e preparar as militantes e candidatas. A psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Rorato Crusius falou sobre as políticas públicas para mulheres pós-pandemia e as bandeiras eleitorais do PSDB-Mulher em 2022. Já a assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro, destacou pontos da legislação eleitoral, enquanto o jornalista Lucas Dalfrancis ministrou painel sobre comunicação política.
Fechando o evento, uma mesa redonda discutiu o tema “O que queremos para o Rio Grande do Sul em políticas públicas para mulheres?”, com a participação da deputada estadual Zilá Breitenbach; da pré-candidata a deputada estadual e delegada Nadine Farias Anflor; e da vereadora Kátia Regina Zummach, de Nova Petrópolis. A mediação foi da educadora Ivana Genrro Flores.
Antes de Porto Alegre, a Força-Tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher passou pelo Distrito Federal, Paraíba, Goiás e São Paulo. A próxima edição será no dia 14 de maio, em Florianópolis (SC). Confira fotos e vídeos do evento AQUI.