Força-TarefaNotícias

Bandeiras Eleitorais devem representar expectativas e desejos das tucanas de todo o Brasil, pontua Tarsila Crusius em SP

Cerca de 250 tucanas e pré-candidatas às eleições deste ano participaram do Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em São Paulo (SP), no último sábado (30/04). A iniciativa é parte da Força-tarefa Eleições 2022, que tem percorrido o Brasil mobilizando a militância, identificando e capacitando lideranças políticas femininas.

Um dos módulos do Encontro consiste na palestra da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius. Ela destacou a importância da iniciativa do PSDB-Mulher de ouvir mulheres de todo o Brasil para construir suas Bandeiras Eleitorais para este ano.

“A Força-tarefa vem no sentido de ouvir vocês, de escutar, de pedir para vocês nos abastecerem de informações para algo muito importante, porque nós do PSDB-Mulher, vocês militantes, pré-candidatas, precisam nos ajudar a construir as Bandeiras que vamos apresentar para o Rodrigo Garcia [novo governador de SP e pré-candidato à reeleição], para o João Doria [pré-candidato do PSDB à Presidência da República], e que também vamos carregar quando estivermos levando santinho e o nome das nossas candidatas a deputada federal e estadual”, disse.

Segundo Tarsila, essas Bandeiras devem ser compostas pelas demandas das mulheres de todo o Brasil, além de temas importantes, já encampados pelo PSDB-Mulher Nacional, como a Agenda 50/50 e a busca pela paridade de gênero nos espaços de poder e decisão.

“Quando nós falamos, por exemplo, que queremos 50/50, representação das mulheres em 50% dos cargos públicos, e que 50% das candidaturas sejam femininas, nós precisamos ter essas Bandeiras como uma base para convencer o deputado, o líder político, a realizar essas demandas”, explicou.

“Lembrando: nós vamos ter esse ano menos candidatas, então o esforço e a capacitação, nossos argumentos, terão que ser ainda mais convincentes para a gente conseguir trabalhar e eleger as nossas candidatas nessas eleições”, acrescentou.

A psicóloga também discorreu sobre os impactos pós-pandemia da Covid-19, principalmente sobre as mulheres, e a necessidade de políticas públicas que resolvam os problemas criados por essa nova realidade.

“Os candidatos e candidatas que forem eleitos agora em 2022 terão que ter propostas para resolver muitos dos problemas que foram causados pela pandemia. Os efeitos da pandemia estão nos afetando agora, e vão continuar nos afetando de maneira muito cruel se não houverem propostas efetivas para resolvê-los”, constatou.

“Esse retrocesso não se soluciona sozinho. Vai precisar de projetos, prioridades, para a gente poder encaminhar e buscar resolver”, completou Tarsila Crusius.

Além de São Paulo (SP), a Força-tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher Nacional já passou por Goiânia (GO), Guarabira (PB) e Brasília (DF). O próximo destino é Porto Alegre (RS).