Força-TarefaNotícias

PSDB-Mulher Nacional amplia debate para construção de bandeiras eleitorais

As bandeiras que serão defendidas pelas tucanas nas eleições de 2022 foram debatidas, nesta sexta-feira (29/04), em um encontro promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em São Paulo. Lideranças de todos os segmentos foram convidadas a contribuir com ideias, propostas e projetos. Todas as informações serão amplamente debatidas nas próximas semanas, assim como os dados já levantados pela Força-Tarefa da ala feminina da sigla nos estados de Goiás, Paraíba e Distrito Federal.

O evento “Nossas bandeiras por um Brasil melhor” ocorreu em formato híbrido, com coordenação da presidente do PSDB-Nacional, Yeda Crusius. “Essa é uma iniciativa das mulheres, mas que se abre aos homens, aos jovens e a todos os núcleos mobilizadores do partido. Transformar o Brasil não é uma luta apenas das mulheres, mas de toda a sociedade”, afirmou Yeda. De acordo com a presidente, as prioridades elencadas poderão orientar o partido na construção de suas bandeiras eleitorais.

Grandes nomes prestigiaram o encontro

Entre as mulheres que participaram do evento, destacam-se a artista plástica Bia Doria, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif, a economista Ana Carla Abrão, e a presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Edna Martins.

“É preciso destacar a importância do PSDB-Mulher existir regionalmente. É lá na ponta, nos municípios e nos Estados que estão as pessoas, as demandas reais, as ideias e os projetos prioritários”, discursou Bia Doria. Durante o evento, destacou-se a projeção que o governo de João Doria proporcionou às mulheres, com 64% dos cargos de gestão sendo ocupados por lideranças femininas.

Zeina Latif salientou que este é o melhor momento para exercer a cidadania, com empatia e generosidade. “Falta um sentimento de identidade nacional. Precisamos fazer uma ampla revisão das nossas políticas públicas, trazer de volta o crescimento do país. Não tem bala de prata, é ciência. A gente tem que se preparar para isso, pois há um país enorme pra ser cuidado. O Brasil tem pressa”, disse.

Ana Carla Abrão trouxe três pilares para discussão: a justiça social, o respeito ao ambiente e a participação popular. “Temos que pensar em bandeiras que ajudem a reduzir a pobreza, a médio e longo prazo. O Brasil precisa de um sistema tributário mais justo. Nosso país deve aprender a preservar o seu ambiente, para fins de desenvolvimento social. E o cidadão deve ter condições de monitorar as políticas públicas, e isso só é possível com transparência”.

Participaram do debate também integrantes do partido Cidadania, que formará uma federação com o PSDB para as eleições de 2022. De acordo com o presidente da sigla, Roberto Freire, a sociedade brasileira não está discutindo política, e sim se vai haver comida na mesa, emprego, educação, saúde.

“Precisamos estar atentos ao que realmente importa. Estamos vivendo uma profunda revolução que não tem nada a ver com a ideologia e sim com o mundo digital. O mundo está integrado por um breve toque no celular. A política pública precisa interagir neste novo mundo. Se queremos uma sociedade mais fraterna, justa, igualitária e livre precisamos entender esse novo Brasil”, discursou.

Lideranças de São Paulo, de outros Estados e partidos participaram do evento, no Transamérica Palace International Plaza. Entre elas, o cineasta Raul Doria, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, a ex-secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e deputada estadual por sete mandatos, Célia Leão, e o presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião.

Manifestaram-se, ainda, a coordenadora do segmento feminino da sigla na região Nordeste, Iraê Lucena, o cientista político e ex-vereador do Recife (PSDB) André Régis de Carvalho, a presidente do M23, Ellen Cursino, e lideranças ligadas à Juventude, ao Tucanafro e à Diversidade. A enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, também participou do encontro.

Seminário de Capacitação ocorre neste sábado

O presidenciável tucano, João Doria, e o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, já confirmaram presença no Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, que ocorre no hotel Transamérica Prime International Plaza neste sábado (30/04), das 8h30 às 13h. A abertura da programação será feita por Yeda Crusius, ao lado do presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, e da presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Edna Martins.

Políticas públicas para mulheres no pós-pandemia é um dos temas que serão abordados no seminário. A palestra será proferida pela psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Crusius. Legislação Eleitoral e Comunicação Política também serão debatidos em painéis específicos, ministrados pelas especialistas Luciana Loureiro e Bruna Fasano, respectivamente.

Uma mesa redonda com a deputada estadual Maria Lúcia Amary, a prefeita de Paraitinga, Ana Lúcia, e a vereadora de Conchas, Ligia Moysés, focará nas demandas de São Paulo. Doria deve se manifestar no encerramento, em apoio à participação de mais mulheres na política.

 

Seminário Mulheres que Constroem um Brasil Melhor

Data: 30 de abril

Local: Hotel Transamérica Prime International Plaza

Alameda Santos, 981, Jardim Paulista – São Paulo

Horário: 8h30 às 13h

Inscrições encerradas.

 

Confira a programação completa AQUI.

Veja a galeria de fotos do evento: