Força-TarefaNotícias

Pré-candidatas defendem políticas públicas específicas para as mulheres de Brasília

A Mesa Redonda que debateu “O que queremos para o Distrito Federal em Políticas Públicas para Mulheres?”, durante o Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, realizado neste sábado (23/04) em Brasília (DF), reuniu pré-candidatas à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Para elas, o caminho é o do fortalecimento das candidaturas em defesa de políticas públicas voltadas para as mulheres.

O debate foi mediado pela presidente do PSDB-Mulher do DF e coordenadora do Secretariado na região Centro-Oeste, Andréia Moura. As pré-candidatas tiveram dois minutos para apresentação pessoal e de propostas.

A presidente do PSDB Jovem DF, Thabata Almeida, lembrou que foi a primeira mulher a assumir este posto, e que sua vice-presidente também é uma mulher. Para ela, é fundamental ter como foco as mulheres e as jovens, uma vez que sofrem com a precariedade da saúde pública e o aumento do desemprego. Falta de política efetiva na saúde dos jovens. Eu sofro duplamente por ser mulher e jovem.”

Yara Prado, maquiadora profissional, relatou que trocou a veterinária pelo empreendedorismo para administrar melhor os cuidados com o marido, que é acamado em decorrência da ELA (esclerose lateral amiotrófica). Segundo ela, mesmo em meio às dificuldades, mulheres têm de buscar sua autonomia e desenvolvimento de talentos.

“Incentivo as mulheres a ir para o mercado de trabalho e desenvolverem seus talentos, participarem mais e não aceitarem as práticas de violência. Às vezes, a gente tem muita vontade, mas não tem força para agir. Acredito muito na força para agir. Temos muitos talentos para desenvolver. Acredito muito que por meio da autoestima a gente consegue combater essa violência, além das práticas públicas, a gente não pode abandonar jamais”, disse.

Karla Vinhas, que atua no mercado de eventos sociais em Brasília, também defendeu o incentivo ao empreendedorismo feminino.

“Brasília é deficiente em políticas públicas que façam a diferença na vida das mulheres”, afirmou. “Quero um investimento maior em nós, mulheres: mulher vota em mulher, mulher apoia mulher. Temos de trabalhar no nosso interior que a mulher faz melhor.”

Ex-moradora de rua, Professora Jô recomendou que todos olhem mais para aqueles “invisíveis”. “Já fui moradora de rua e consegui sair daquele mundo invisível. Em 2015, tive um acidente da minha filha que se tornou como uma pessoa especial. Hoje, trabalho com pessoas especiais”, contou.

Na opinião da tucana, a participação feminina no universo político faz a diferença. Hoje, o número de pessoas com autismo é muito grande. Temos de ter políticas públicas voltadas para este povo. Nosso país precisa de dignidade. Mulheres na política farão a diferença. Podemos mudar a situação não só no Distrito Federal, mas no país. O voto do mendigo vale tanto quanto do empresário. Não despreze o invisível. Hoje estou aqui para fazer a diferença.”

Religiosa e integrante do movimento católico, Cricia Martins lembrou a passagem bíblica de Judite, que usou os talentos femininos para cumprir a missão divina de eliminar o inimigo.

Fé, esperança e caridade. Temos muitas batalhas. Judite, que foi convocada por Deus para assassinar o inimigo de Deus (Holofernes), e foi lá cortou a cabeça. Imagina o quanto foi difícil para ela. Ela usou as armas que tinha: a fé, inteligência e beleza.” 

Única mulher presidente entre as 19 zonais do PSDB-DF, Luciene Cordeiro é líder na região de São Sebastião, uma das mais carentes do Distrito Federal. Não é uma meta nem um desafio fácil. Nós enfrentamos diversos chamados.”

Sônia Carvalho, a Soninha, pediu a palavra para lembrar que campanha política deve ser baseada em “S”. “A nossa seara está pronta com os três “S”: sola de sapato, saliva e suor. Eu me sinto honrada com este acontecimento todo. A vitória é nossa.”

A Primeira-Tesoureira do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Neuza de Oliveira, mais conhecida como Neuzinha, ex-vereadora pelo Espírito Santo, pediu a palavra para estimular a participação feminina e destacar a importância do trabalho das lideranças comunitárias.

Por fim, o presidente do PSDB-DF, senador e pré-candidato ao governo do DF, Izalci Lucas, encerrou a Mesa Redonda ao ressaltar que vamos ter mais mulheres do que homens nesta chapa”.

O Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Brasília (DF), o projeto já passou por Goiânia (GO) e Guarabira (PB). O próximo destino é São Paulo (SP).