Notícias

Deputada Dra. Heloisa é autora da Lei Março Lilás, de prevenção e combate ao HPV e câncer do colo do útero

Foto: Ozeas Santos (AID/Alepa)

Com um mandato voltado à melhoria da saúde da população paraense e atenção especial às demandas das mulheres nesse setor, a deputada estadual Dra. Heloisa Guimarães (PSDB-PA) é autora da Lei nº 8.964, de 23 de dezembro de 2019 – a Março Lilás. A legislação altera e acrescenta dispositivo à Lei nº 7.318 de 15 de outubro de 2009 que institui a semana estadual de prevenção ao Papiloma Vírus Humano (HPV) e combate ao câncer do colo do útero.

“Antes de ser deputada estadual, sempre busquei como médica por melhorias na área da saúde pública para as mulheres, e agora com um mandato continuo lutando para garantir os direitos femininos, principalmente, em questões relacionadas a saúde”, explicou a tucana, em suas redes sociais.

“Na Lei do Março Lilás, senti a necessidade de instituirmos campanhas de prevenção do câncer do colo útero e a semana estadual de prevenção do HPV e ao combate da doença”, disse.

Para a parlamentar, campanhas de conscientização e prevenção sobre essas doenças são importantes para que as pessoas sejam incentivadas a buscar mais informações e o possível diagnóstico precoce.

“O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sendo o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença”, explicou.

“Por isso, devemos dialogar mais através de palestras, audiovisual, entre outras formas, de fazer com que a mulher entenda como deve ser a prevenção do câncer do colo de útero”, completou Dra. Heloisa.