Força-TarefaNotícias

Tarsila Crusius defende a necessidade de políticas públicas que atendam às demandas das mulheres no pós-pandemia

Em mais uma iniciativa da Força-tarefa Eleições 2022, quase 200 mulheres presentes no Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Guarabira (PB), conhecida como a rainha do Brejo paraibano, assistiram à palestra da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius, que falou sobre os impactos pós-pandemia da Covid-19 sobre as mulheres.

Ela ressaltou a necessidade da elaboração de políticas públicas que atendam às demandas femininas.

“Nós tivemos um episódio de taxas recorde de desemprego registrados no Brasil desde o início da PNAD Contínua. Teve mês aí, acho que foi em 2021, que se registrou no país em 20 estados taxas recordes de desemprego. E não foi só no Brasil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também mostra, após dois anos de pandemia, que a recuperação do emprego tem sido insuficiente. Os empregos não se recuperam sozinhos. Os empregos vão necessitar de políticas direcionadas a uma nova situação, que é a situação pós-pandemia”, explicou.

A especialista apontou como o aumento da desigualdade causado pela pandemia, aliado à lenta recuperação os empregos, impactou especialmente sobre a mulher, uma vez que os empregos femininos são quase duas vezes mais vulneráveis do que os empregos masculinos.

“Se as mulheres respondem por 39% dos empregos globais, na pandemia elas responderam por 54% dos empregos perdidos. Caiu no colo da mulher, arrebentou com muita força nas costas da mulher, a questão do desemprego. Por quê? As mulheres tiveram que voltar para casa para cuidar dos seus familiares doentes, e quando foi para demitir, a prioridade foi a demissão de mulheres”, destacou.

Tarsila lembrou ainda que uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência durante a pandemia no Brasil. Além do aumento da violência – que também mudou de perfil, considerando que agora ela é mais cometida dentro de casa, por companheiros e familiares – também cresceu o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.

“A renda real das mulheres foi a pior em quatro anos e não retornou ao patamar pré-pandemia. Isso não se resolve sozinho, essa é a grande questão. Se não houverem ações direcionadas para a recuperação da renda das mulheres, e para isso nós temos que ter mulheres no poder que estejam olhando para isso, essa situação não se modifica sozinha”, disse.

Bandeiras Eleitorais

Além da necessidade de eleger mais mulheres para os espaços de poder e decisão, Tarsila Crusius também ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desempenhado pelo PSDB-Mulher na formação de lideranças femininas e na construção de suas Bandeiras Eleitorais.

Ela incentivou as mulheres presentes a preencherem um questionário dizendo o que elas querem para a Paraíba e para o Brasil. A partir dessas respostas, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB vai elaborar as bandeiras que deverão nortear as propostas e campanhas de suas candidatas.

“As políticas de assistência social, de acolhimento, não são essenciais? Elas são tão essenciais como o serviço de saúde”, avaliou a especialista.

“A gente está falando de eleição de deputados, governadores, presidente, senadores. Eles vão ter que construir juntos essas saídas. E sem mulheres lá para construírem essas saídas de modo a reduzir essa disparidade, essa diferença que existe de acesso, e reduzir esse prejuízo que foi tão maior para as mulheres do que para os homens, a gente vai continuar com essa defasagem, essas dificuldades, por muito tempo”, completou Tarsila Crusius.

O Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Guarabira (PB), o projeto já passou por Goiânia (GO). O próximo destino deverá ser o Distrito Federal.