Presidido por tucana, Conselho de Ética da Alesp aprova por unanimidade a cassação do deputado Arthur do Val

Presidido pela deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB-SP), o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (12/04), o pedido de cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP) por quebra de decoro parlamentar.

O processo foi aberto após se tornarem públicas declarações desrespeitosas do parlamentar sobre as refugiadas ucranianas, durante viagem para suposta ajuda humanitária.

“Aprovamos agora há pouco, por unanimidade, no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo a cassação do mandato do deputado Arthur do Val, por quebra de decoro parlamentar pelos áudios vazados sobre as mulheres ucranianas na fila de refugiados”, informou a tucana em suas redes sociais, após o fim da sessão.

“Foi uma resposta à sociedade e às mulheres brasileiras e ucranianas, que foram duramente atingidas pelas palavras do deputado”, destacou Maria Lúcia Amary.

Mulheres ucranianas que vivem no Brasil e que pedem a punição do parlamentar também estiveram presentes no colegiado.

O processo seguirá agora para votação em Plenário, em forma de projeto de lei. A perda de mandato só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.