Força-TarefaNotícias

Camila Toscano, Maria de Zé Roberto, Jussara Macena e Tenente Rebeca: por mais mulheres na política

O Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Guarabira (PB), neste sábado (09/04), foi palco de um caloroso debate sobre a necessidade de ampliar espaços para participação feminina na política.

Preocupadas com a qualidade de vida da população, incluindo o serviço social, a saúde, a educação e a segurança, parlamentares e lideranças tucanas debateram alternativas para atender às demandas da sociedade.

Parte da Força-tarefa Eleições 2022, que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de mulheres, a mesa redonda foi mediada pela coordenadora regional do PSDB-Mulher no Nordeste, Iraê Lucena.

Para a deputada estadual, vice-presidente do PSDB da Paraíba e pré-candidata à reeleição, Camila Toscano, as necessidades do seu estado refletem as prioridades do Brasil como um todo.

“O que eu quero para a Paraíba? É a mudança. Nós temos uma esperança muito grande na nossa juventude. Precisamos urgentemente de segurança para que a gente tenha de volta saúde e as crianças na escola”, disse Camila.

Participação Feminina

A presidente do PSDB-Mulher paraibano e prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, defendeu que mais mulheres participem da vida política para que a mudança se concretize.

“Precisamos, sim, desta mudança e precisamos melhorar. Os prefeitos de cidade do interior sofrem, pedindo ajuda e que normalmente não chega. Temos de mudar isso, pensando nisso.”

Já a vereadora de Guarabira Jussara Macena conseguiu, por meio de um projeto aprovado na Câmara de Vereadores, instituir a data de 24 de fevereiro como o Dia da Mulher na Política, para incentivar a participação feminina nos espaços de poder. “Por mais mulheres na política, é preciso”, disse. “Mulheres unidas, venceremos.”

Segurança para Mulheres

Pré-candidata à Assembleia Estadual da Paraíba, Rebeca Barros, a Tenente Rebeca, tornou-se notória no estado por sua atuação na Rotam do Batalhão de Motos de João Pessoa. A campanha dela está focada na segurança pública e na proteção das mulheres, uma vez que ela se tornou conhecida por compartilhar nas redes sociais o cotidiano de uma policial no estado.

“A gente tem de dar os meios para as mulheres e elas terem apoio”, afirmou a Tenente Rebeca, lembrando que são numerosos os casos de mulheres violentadas simplesmente porque não querem mais seguir adiante nos relacionamentos afetivos em que estão. “A gente tem muito a que contribuir”, completou.