Força-TarefaNotícias

Força-tarefa Eleições 2022 do PSDB-Mulher chega à Paraíba

A Paraíba recebeu a Força-tarefa Eleições 2022 PSDB-Mulher, neste sábado (9/4). Cerca de 200 mulheres participaram do Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB) em Guarabira, a rainha do Brejo.

A abertura do encontro foi comandada pela presidente de honra do PSDB-Mulher Nacional, Solange Jurema, que destacou o momento atual vivido pelo Brasil e mundo diante da polarização de forças, de ódio versus amor, e guerra. Para ela, só com a presença feminina mais intensa na política será possível alterar essa configuração e pensar em dias melhores.

A gente vê cada vez mais a necessidade de ter cada vez mais mulheres participando e trazer um novo olhar: que não gosta de guerra, de ódio, isso é muito importante. Se não fosse essa força das mulheres… É a política que define as [ações] públicas.”

Solange Jurema ressaltou que a política é a força motriz que movimenta tudo. “A nossa vida vai ser definida pela política”, disse. “Precisamos pensar em homens sensíveis e mulheres corajosas. Não adianta a gente querer criar um padrão de mulher ou um padrão de homem”, orientou. “Vamos participar! Precisamos de mais mulheres para tornar este nosso mundo mais humano.”

Eleições Majoritárias

Em sua participação, a vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional, Thelma de Oliveira, lembrou que houve prévias, em novembro, e que as mulheres votaram e escolheram como pré-candidato à Presidência da República o ex-governador de São Paulo João Doria. Thelma, que já foi deputada federal e prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), destacou o empenho de Doria em defesa das causas das mulheres, como os programas destinados à segurança pública, saúde feminina e educação.

“A gente tem candidato. O que a gente quer é que este candidato seja respeitado, que é o governador João Doria. Vamos mostrar o porquê de as mulheres quererem João Doria, foi pelo o que ele fez pelas mulheres”, disse. “Ele [Doria] tem um compromisso com as mulheres, com o jovem e com os idosos.”

O PSDB fechou um acordo com o Cidadania, MDB e União Brasil para juntos lançarem um único nome para a corrida presidencial, que deve ser anunciado no próximo dia 18. Thelma de Oliveira alertou sobre o perfil deste nome e acrescentou que Doria reúne todas as características desejadas pelo PSDB-Mulher.

“Nós mulheres precisamos estar atentas àquilo que é o nosso direito. E temos um governador que mostrou sensibilidade com as nossas causas. Precisamos lutar para que esses programas sejam implantados”, disse. Em seguida, ela pediu que todas observem uma agressão frequente às mulheres que atuam no cenário público: “Uma outra violência que nos atinge: a violência política”.

Homenagens

O deputado federal, presidente do PSDB Paraíba, do ITV Nacional e pré-candidato ao governo do estado, Pedro Cunha Lima, arrancou aplausos das tucanas presentes por ter feito um discurso definido por elas como de um homem sensível às causas das mulheres. “Vamos dar prioridade para que as mulheres tenham mais vez e voz na política”, disse. “É fundamental ter mulheres na política. Vou buscar fazer mais por ser homem. Eu sempre me policio para não interromper mulheres na fala, sobretudo se o assunto for a causa das mulheres”, acrescentou.

Após listar uma relação de tarefas atribuídas às mulheres, Pedro Cunha Lima disse que o mundo atual não comporta mais o modelo de distinção de gênero. “Esta é uma questão de sociedade: a gente não tem uma sociedade igual quanto ao gênero. As coisas são tratadas de maneira distinta. Mulheres que recebem menos, mulheres que têm tripla jornada de trabalho; Homem pode pegar em vassoura do mesmo jeito que mulher. Essa luta sempre existiu, mas talvez uma geração nova queira acelerar esse processo.”

O pré-candidato ao governo da Paraíba aproveitou para homenagear Léa Toscano, primeira prefeita mulher de Guarabira (PB), eleita em 1992. Atualmente, Léa é Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarabira. Com uma longa trajetória política, ela é mãe da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), vice-presidente do PSDB da Paraíba e pré-candidata à reeleição.  Pedro Cunha Lima chama a ex-prefeita de “Tia Léa” e disse que ela representava a todas ali presentes.

Capacitação política

As paraibanas debateram políticas públicas, estratégias de argumentação e legislação eleitoral, com palestras da psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Crusius; da jornalista e especialista em marketing político, Marly Lúcio; e da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional, Luciana Loureiro. O último módulo do seminário contou uma mesa redonda com a presidente do PSDB-Mulher da Paraíba e prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto; a deputada estadual e pré-candidata à reeleição Camila Toscano; a também pré-candidata à uma cadeira da Assembleia do Estado, Tenente Rebeca; e a vereadora Jussara Macena.

Antes das palestras, lideranças locais do partido destacaram a importância do projeto para alavancar candidaturas femininas do PSDB pelo Brasil.