Doria destaca realizações em prol das mulheres e oficializa saída do governo de São Paulo

Foto: Pablo Jacob/Divulgação

O governador João Doria oficializou nesta quinta-feira (31/03), em grande estilo, a sua saída do governo de São Paulo, deixando o cargo nas mãos do vice Rodrigo Garcia, pré-candidato do PSDB ao comando do estado.

Ao falar para um grande público durante o encerramento do Seminário Municipalista, evento que contou com a presença de autoridades e 619 prefeitos e prefeitas, dentre os 645 municípios do estado, o tucano reafirmou o seu compromisso de trabalhar pelo Brasil como pré-candidato do PSDB à Presidência da República, eleito nas Prévias Partidárias realizadas em novembro do último ano.

“Sim, serei candidato à Presidência da República pelo PSDB, o nosso partido, o Partido da Social Democracia Brasileira. E juntos, ao lado de outros partidos valorosos, de políticos e de pessoas que têm respeito pela democracia, respeito pela vida e pelos cidadãos, nós vamos vencer. Vamos vencer o populismo, vamos vencer a maldade, vamos vencer a adversidade, vamos vencer a corrupção. E juntos, todos nós vamos ter um novo Brasil”, disse, sendo ovacionado ao lado do presidente do partido, Bruno Araújo.

Emocionado, Doria destacou as realizações dos seus três anos e três meses de governo, entre elas diversas políticas públicas e iniciativas de inclusão voltadas às mulheres, além do enfrentamento à violência familiar e doméstica.

“Rodrigo e eu implantamos programas sociais e de proteção aos mais pobres. Contratamos mães desempregadas para as escolas públicas estaduais. Criamos uma bolsa para garantir a presença dos alunos carentes em sala de aula, com isso evitamos a evasão escolar. Pela primeira vez no Brasil, na história, fornecemos absorventes gratuitos para meninas de famílias vulneráveis. E hoje, é Lei. Não é mais um projeto de governo, é um projeto de estado”, afirmou, se referindo ao Programa Dignidade Íntima.

“Valorizamos a dignidade e a autonomia das mulheres em projetos de empreendedorismo que favoreceram, sobretudo, as mulheres mais pobres, as mulheres negras, as mulheres quilombolas. Criamos as Delegacias da Mulher, a DDM Online, Delegacia da Mulher Online, o SOS Mulher [aplicativo que auxilia mulheres com medidas protetivas a pedir socorro quando sob risco]”, elencou.

“Em São Paulo, nós protegemos as mulheres. E aqui nesse estado, o lugar de mulher é onde ela quiser”, acrescentou o tucano.

Doria também relembrou os desafios enfrentados em sua gestão, com as reformas administrativas, o enfrentamento da pandemia pautado pela valorização da vida e da ciência, o início da vacinação e o momento da retomada, com programas e grandes obras que impulsionaram a economia de São Paulo e geraram empregos em diversas frentes em todas as regiões do estado.

“Por três anos e três meses trabalhei de graça pelo Governo de São Paulo. E trabalhei feliz. Foram princípios de honestidade, dedicação e disciplina que me fizeram uma pessoa de sucesso na iniciativa privada. Tudo isso contribuiu para que viesse trabalhar para os que mais precisavam e os mais vulneráveis”, ressaltou.

“É hora de enfrentarmos as adversidades coletivamente, e não individualmente, e criar uma frente ampla pelo Brasil e pelos brasileiros”, completou João Doria.

Histórico

Empossado em 1º de janeiro de 2019, João Doria deixa o governo com três anos e três meses de mandato. O paulistano de 64 anos assumiu a Prefeitura da cidade de São Paulo em 2016, eleito no primeiro turno, e renunciou ao cargo em 2018 para concorrer ao Governo de São Paulo. Venceu o então governador Márcio França no segundo turno, com 11 milhões de votos, e tomou posse como o 37º Governador do Estado.

Por sua vez, Rodrigo Garcia, além de vice-governador na gestão Doria, também ocupou o cargo de Secretário de Governo. Com 47 anos, foi deputado federal por dois mandatos, de 2011 a 2018, e três vezes deputado estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa, entre 2005 e 2007. Foi secretário nas pastas da Habitação, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social e também secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo.

*Com informações do portal do Governo de SP