Força-TarefaNotícias

Aava Santiago diz que o Poder tem de mudar de cara e a mulher deve se apresentar

A vereadora e presidente do PSDB de Goiânia (GO), Aava Santiago, emocionou as presentes durante sua palestra no Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, no Crystal Plaza Hotel, em Goiânia (GO), no sábado (19/03). Ela apelou para que todas as pré-candidatas se empenhem em defender as mulheres e as causas comuns.

“O Poder muda de cara, quando muda de mãos. O Poder precisa ter a cara da mãe trabalhadora, da mulher empreendedora e da mulher quilombola. O Poder precisa ter a nossa cara, porque nós somos a cara do Brasil”, afirmou a tucana, sendo aplaudida.

Aava Santiago contou que, nos últimos dias, tem sido procurada para tratar sobre a participação das mulheres na política. “É um momento que carrega muitos significados”, disse. “Por que tem tantas instituições querendo falar sobre isso? Porque as mulheres, primeiro, ocuparam os lugares nos partidos políticos.”

A vereadora recomendou uma reflexão sobre o momento político brasileiro e a democracia. Segundo ela, a baixa representatividade de mulheres, negras e negros, e outros segmentos indica que a democracia no país não pode ser chamada de plena.

Como é que podemos dizer que vivemos uma democracia plena, quando mais da metade da população é representada por apenas 13% do poder?”, disse. “Democracia plena é representatividade plena. É também a garantia de dignidade plena.”

Aava Santiago também fez um breve balanço das suas atividades na Câmara Legislativa de Goiânia, que tem como foco as questões das mulheres. Ela mencionou a instalação de um espaço específico para mães na Casa denominado “Gabinekids”, além de uma campanha de arrecadação de absorventes na Câmara. A tucana lembrou que esta última foi recebida com resistência pelos vereadores homens. “Se eles sangrassem um dia, estavam prostrados, tomando soro na veia.”

Temáticas

Comunicação política, legislação eleitoral e os cenários local e nacional para 2022 foram debatidos no Seminário, que contou com as palestras da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius; da assessora jurídica e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF e membro fundadora da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), Luciana Loureiro, e da comunicadora com habilitação em rádio e televisão, pós-graduada em neuromarketing, Maysa Siqueira Mello.

Os seminários fazem parte da Força-tarefa Eleições 2022, idealizada pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, que deverá percorrer todas as regiões do Brasil nas próximas semanas, mobilizando lideranças e capacitando possíveis candidatas ao pleito.