Notícias

Comissão Provisória Preparatória do PSDB-Mulher no Tocantins toma posse em Palmas

A última sexta-feira (11/03) foi um dia de festa para as tucanas de Palmas (TO). Após uma manhã de capacitação política, com palestras sobre Direito Eleitoral, Contabilidade e Marketing Político para pré-candidatas às eleições deste ano, no evento “Mais Mulher, Mais Política”, à noite ocorreu a posse da Comissão Provisória Preparatória do PSDB-Mulher no Tocantins.

O grupo terá a missão de organizar e fomentar o Secretariado da Mulher/PSDB nos 139 municípios do estado.

Durante o encontro, a assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro, falou sobre a importância da instalação do Secretariado por todo o país, assim como das ações destinadas a alavancar a participação das mulheres na política.

“O Secretariado é aquele primeiro contato do partido político com a população. Qual é a importância disso? Ouvindo a população você traz para o partido quais são as necessidades dessa população, e aí aqueles tucanos e tucanas que têm um mandato vão verificar a possibilidade de fazer uma política pública para poder ajudar aquela comunidade”, explicou.

Já a presidente de honra do Secretariado Nacional, Solange Jurema (AL), classificou a motivação das tucanas do Tocantins em incentivar o aumento da representatividade feminina na política como inspiradora.

“Chego aqui e vejo como vale a pena o nosso trabalho. Cinthia [Ribeiro] também é um exemplo de como o nosso trabalho vale a pena, porque a gente tem uma prefeita que faz exatamente aquilo que a gente pensa que deve ser política feita por mulher. Essa política que tem sensibilidade, essa política em que vêm, em primeiro lugar, as pessoas”, afirmou.

“A gente vê que vale a pena existir o PSDB-Mulher, porque foi com o apoio do PSDB-Mulher que Cinthia conseguiu lutar contra os adversários, que não foram poucos, e as lutas não foram pequenas. A gente vê como é importante a sororidade, como é importante a gente se unir. Para que a gente possa ter mulheres lutando, é preciso que as mulheres se unam”, disse a tucana.

Mulheres na política

Recém-empossada como presidente do PSDB-Mulher do Tocantins, a professora Fátima Sena destacou o seu orgulho em trabalhar, ao lado de tantas mulheres, para abrir caminhos para novas lideranças femininas na política.

“Quero falar da importância do PSDB na minha vida política. Hoje eu tenho uma formação que me foi proporcionada através dos ensinamentos dessas mulheres guerreiras, que acreditam em um Brasil melhor. Estamos em uma luta que não é fácil. Nós sabemos que, enquanto mulher, são grandes os desafios. Mas queremos dizer que é possível, se nós acreditarmos. Estamos passo a passo avançando. As mulheres estão sim tomando lugares de poder, estão sendo eleitas”, apontou.

A tucana frisou que a presença feminina nos espaços de poder e decisão é o que incita a discussão de políticas públicas direcionadas a atender os anseios das mulheres, que são a maioria da população, mas não estão representadas como tal.

“Nós precisamos realmente, nesse momento, acreditar, levantar a voz, sairmos da zona de conforto, pegarmos nas mãos dos nossos líderes e dizer: ‘ei, eu não sei como fazer, mas me ensine que eu quero aprender. Quero estar na política’. Foi assim que eu entrei”, contou Fátima, que é Secretária Executiva de Educação em Palmas.

“Eu já faço muito enquanto educadora. Acredito que, enquanto política, eu vou agregar e vou poder fazer muito mais. Mais mulheres na política, mas sobretudo, mais políticas para as mulheres. É disso que nós precisamos”, acrescentou.

Protagonismo feminino

Única prefeita de capital do país, Cinthia Ribeiro foi ovacionada ao chegar ao evento, onde falou da importância da capacitação política e da construção de uma rede de apoio para o fortalecimento de lideranças femininas.

“Passados esses dois anos de pandemia, de tantas incertezas, as pessoas sempre falando de tristeza, de perda, de tantas outras coisas, nem de longe a gente imaginava que fosse possível fazer um evento como esse presencial, um curso, uma capacitação, para as nossas candidatas como foi hoje”, considerou.

“É preciso entender que política é uma das tantas coisas da vida que você não faz sozinha. E mais do que isso, reconhecer a importância das pessoas que te ajudam ao longo desse caminho. Nesse universo, nós temos que ser umas pelas outras”, reiterou.

A prefeita de Palmas agradeceu às tucanas do estado e do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB pela organização e empenho no fortalecimento de lideranças femininas, o que permitiu que ela mesma iniciasse sua trajetória política e tivesse sua gestão reconhecida no cenário nacional.

“Obrigada pelo carinho de vocês de pensarem política de uma forma nova, diferente e capaz. Por mais mulheres na política, o lugar das mulheres, o protagonismo das mulheres, é hoje, aqui e agora”, completou Cinthia Ribeiro.

A noite contou com a presença de diversas lideranças política do estado, entre elas o presidente do PSDB de Palmas, Carlos Braga. As tucanas se divertiram ainda com a apresentação de stand-up comedy da atriz Sabrina Fittipaldi.