Notícias

Tucanas ressaltam importância do protagonismo da mulher na política em capacitação realizada em Palmas (TO)

A sexta-feira (11/03) foi de troca de experiências e conhecimento para as tucanas de Palmas (TO), que participaram do evento “Mais Mulher, Mais Política”, promovido pelo PSDB-Mulher do Tocantins, com o apoio do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB. Cerca de 100 mulheres, entre elas possíveis candidatas às eleições de 2022, participaram do curso de capacitação, aprendendo conceitos sobre Direito Eleitoral, prestação de contas e marketing político.

Única prefeita de capital do país e presidente do Diretório Estadual do PSDB, Cinthia Ribeiro ressaltou que a presença de mais mulheres na política está diretamente relacionada ao aprimoramento para ocupar cargos políticos. Como exemplo, ela relembrou sua própria trajetória: “Eu sou fruto de investimento de tempo, de capacitação e de fala, de outras mulheres que acreditavam que isso era possível e de um partido que leva isso muito a sério”.

Para a prefeita, sua realização só foi possível por conta do apoio que teve do partido. “O PSDB, eu ainda não conheci outro partido tão bem organizado e que incentiva as mulheres, para estarem concorrendo e para capacitarem outras mulheres. O PSDB se preocupa muito com isso.”

‘Mãezona’

Apesar das dores causadas pela pandemia da Covid-19, Cinthia Ribeiro relatou sua satisfação com o reconhecimento do esforço da Prefeitura de Palmas em tentar superar as dificuldades deste período.

“Conseguimos imprimir essa marca de diferença: quantas creches entregamos em plena pandemia? Ficamos apenas atrás de São Paulo e Florianópolis, em gerenciamento de recursos e salvamos mais vidas”, apontou.

O segredo, segundo a gestora, é a forma como ela enxerga e atua. “Eu me coloco como mãezona, mãe da cidade, mãe dos servidores e mãe dos outros”, disse.

Emocionada, Cinthia Ribeiro agradeceu o apoio que teve ao longo de sua trajetória pública. “Agradeço as tucanas que acreditaram que era possível”. Segundo ela, foram a “teimosia, insistência, persistências e paixão” que a guiaram: “A mulher faz as coisas com uma dinâmica diferente”.

Apoio e aperfeiçoamento

Presidente de honra do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Solange Jurema (AL) reiterou que a ampliação da presença de mulheres na política depende diretamente do apoio mútuo e do aperfeiçoamento contínuo.

“É importante ter mulheres fazendo política e ajudando outras mulheres para que façam política”, afirmou. “Como temos mulheres capazes por esse Brasil! Para chegarmos a uma Cinthia Ribeiro, houve toda uma caminhada.”

A tucana lembrou da sua trajetória política, como primeira ministra do governo Fernando Henrique Cardoso, e como foi respeitada por sua história. “Queremos chegar na política com as nossas diferenças”, disse. “[Queremos conquistar espaços] com um olhar feminino.”

Ela ressaltou ainda que não há assuntos exclusivos femininos e que a preocupação com os direitos da mulher deve ser global. “O que as mulheres lutam é para que as mulheres tenham os mesmos direitos do que os homens. O problema da violência contra a mulher, não é da mulher, é um problema da sociedade.”

Mulheres preparadas

Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, reiterou a importância dos cursos de capacitação para mulheres que visam cargos de liderança e ocupar espaços políticos. Também afirmou que o Secretariado se dispõe a prestar o suporte necessário a todas as tucanas.

Para isso, foi iniciada uma força-tarefa que percorrerá as cinco regiões do país, mobilizando as tucanas e promovendo a capacitação de lideranças políticas e possíveis candidatas às eleições deste ano.

“O PSDB Mulher está cada vez mais estruturado. A gente quer cada vez mais tucanas no poder”, ressaltou a advogada. “Nós somos companheiras, do PSDB Nacional, de vocês. Estamos aqui é para servir. O que nós queremos é ter mais mulheres na política. O que a gente quer é ter mais mulheres no poder”, frisou.

Nova ordem política

Filiada ao PSDB de Tocantins e pré-candidata a deputada federal, a presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Marttha Franco, reiterou durante o evento a necessidade de mais participação feminina para a construção de uma nova ordem na política, desde que bem preparadas e com propostas concretas.

“Estamos aqui hoje para potencializar o poder da mulher. Essa capacitação é muito importante. Vocês vão sair daqui hoje com um diferencial, uma mudança de vida, um olhar diferente. Tenho certeza que daqui hoje vão sair mulheres restauradas, mulheres líderes, que nem imaginam que em uma capacitação política iriam buscar e encontrar isso.”

Para Marttha Franco, são as mulheres que vão resgatar o real sentido do fazer política. “A política nada mais é do que a reunião de pessoas. Nada mais é do que a maior ferramenta de transformação social para canalizar o bem, o amor. Aqui é onde nós vamos aprender isso.”

“Há muitas pessoas que acham que política é algo sujo, malandragem e corrupção. Mas nós não queremos essa política. Queremos uma política do bem. É nisso que o PSDB se pauta, é isso que o PSDB-Mulher incentiva as mulheres: a fazerem o seu papel, a sua participação”, considerou.

A tucana lembrou ainda que, em 2018, candidatou-se para uma cadeira na Câmara dos Deputados, sofrendo críticas por isso. “Sempre participei de movimentos na área da política classista. Quando falei que eu ia sair candidata a deputada federal, vocês não têm ideia como eu sofri críticas pelo fato de estar colocando meu nome naquele cargo”, contou, emocionada.

“Falavam que era um cargo alto demais, sofri isso dentro da minha própria casa, vindo de familiares, que falavam ‘quem é você para se candidatar a deputada federal?’”. Em resposta às críticas, Marttha Franco completou: “Eu falava ‘sou uma mulher que tenho propósito, tenho propostas, e sou como qualquer outra que possa colocar o nome e defender uma bandeira’”.