Notícias

Em São Paulo, governo de João Doria investe em programas de assistência à mulher

Defensor da maior participação das mulheres na política e em postos de comando, seja na gestão pública ou na iniciativa privada, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem investido em uma série de programas de assistência à mulher. Não à toa, o Governo de São Paulo tem o maior número de mulheres comandando secretarias da história.

Além de dar voz às mulheres dentro de sua gestão, o tucano já colocou em prática diversas ações de combate à discriminação e à violência de gênero, além de apoio às mulheres que querem empreender e garantir uma vida melhor para suas famílias.

Entre as principais iniciativas do governo está o Casa da Mulher, programa cujo objetivo é criar unidades regionais que articulem políticas públicas destinadas às mulheres, oferecendo atendimento psicológico, social e jurídico, e ações de fomento ao empreendedorismo, trabalho e renda. O foco é reduzir as desigualdades socioeconômicas, garantindo às mulheres acesso a serviços de acolhimento.

Outra iniciativa já reconhecida é o SOS Mulher, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade, com medidas protetivas ativas concedidas pelo Tribunal da Justiça de São Paulo, a pedir socorro quando estiverem sob risco. O aplicativo de celular, desenvolvido pela Polícia Militar do estado (PMESP), permite que vítimas de violência doméstica peçam ajuda apertando apenas um botão.

A Polícia Militar é imediatamente acionada, possibilitando que a viatura que estiver mais próxima ao local possa verificar a ocorrência e prestar o atendimento especializado necessário para a proteção da vítima.

A gestão tucana em São Paulo também colocou em prática a ação Dignidade Íntima. O principal objetivo é fornecer produtos de higiene menstrual às alunas matriculadas na rede pública estadual de ensino, promovendo não apenas a saúde e o bem-estar, mas também a diminuição do número de faltas e da evasão escolar das estudantes em decorrência da pobreza menstrual.

Conheça mais ações do governo de João Doria para as mulheres no portal do PSDB-Mulher de São Paulo.

*Com informações do PSDB-Mulher de São Paulo