Notícias

Vacinação infantil acelerada contra Covid-19 poderia prevenir 3 mil mortes, dizem pesquisadores

Pesquisadores de todo o Brasil têm demonstrado preocupação quanto à lentidão da imunização de crianças contra a Covid-19. Segundo pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Observatório da Covid-19, a aceleração da vacinação de crianças de 5 a 11 anos poderia prevenir 3 mil mortes e cerca de 14 mil hospitalizações decorrentes do vírus entre pessoas de outras faixas etárias.

Se o ciclo de vacinação infantil fosse acelerado até abril, 430 óbitos e 5.400 hospitalizações de crianças de 5 a 11 anos também poderiam ser evitadas. As informações são do portal CNN Brasil.

Na contramão dos atrasos registrados na vacinação infantil no resto do país, o estado de São Paulo, governado por João Doria (PSDB), já ultrapassou a marca de 60% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose, à frente de países como Estados Unidos, Itália, Canadá e Austrália.

“O avanço da vacinação infantil contra a Covid-19 aqui em SP é um exemplo para o Brasil e para o mundo. Superamos nações altamente desenvolvidas, como Itália, Canadá e Austrália, e atingimos praticamente o dobro de crianças imunizadas em relação aos EUA”, destacou o governador tucano.

Vacina em dia

Foto: Reprodução vídeo/Luciana Loureiro

Assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro levou seu filho Bento para tomar o reforço da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira (21/02). Ela destacou a importância de os pais cumprirem o cronograma de imunização para protegerem suas crianças e todos ao seu redor.

“O Bento completou o calendário de vacinação dele contra a Covid-19. Tomou as duas doses da Coronavac, a dose de reforço 28 dias após a primeira. Mais do que nunca, a gente está mais tranquilo, com a certeza de que ele está com as vacinas em dia. Vamos continuar com as precauções, usando máscara, tendo álcool em gel sempre próximo, evitando aglomeração, mas tentando trazer a vida de volta à normalidade”, disse a tucana.

Quem também ficou feliz com o calendário de vacinação em dia foi o pequeno Bento: “Tomei a segunda dose e vou eliminar o coronavírus para poder ir em todos os lugares do mundo”, comemorou ele.

“É muito importante estar com as vacinas em dia. Que os pais despertem para essa necessidade, que é o modo mais eficaz de combate ao vírus. Viva a vacina! Obrigada a todos aqueles que fizeram a vacina chegar aos bracinhos do Bento”, completou Luciana.