Notícias

Prefeitura de Pelotas aprimora sistema para monitorar crianças e adolescentes em situação de risco para violência

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), participou nesta quinta-feira (03/02) do evento virtual que marcou o início da nova fase do projeto Cada Jovem Conta, iniciativa de prevenção à violência que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Por meio do aprimoramento do Sispaz, ferramenta digital e instrumento de gerenciamento de informações do programa, a Prefeitura poderá monitorar os casos de crianças e adolescentes em situação de risco para a violência.

O sistema permite que as redes de Educação, Saúde e Assistência Social do município gerenciem Planos de Atendimento particularizados para cada família cadastrada no projeto, facilitando o cuidado em rede. São 93 escolas municipais envolvidas. 220 instituições também fazem parte do sistema e possibilitam encaminhamentos.

A tucana lembrou que uma das principais dificuldades enfrentadas pela gestão era, justamente, criar um controle para tantos alunos, de forma a prevenir a evasão escolar.

“O Cada Jovem Conta é um grande projeto de prevenção, que auxilia muitos jovens a terem um futuro melhor, e era necessária uma ferramenta aprimorada, como o Sispaz, que proporcionasse controle. Esse sistema coloca o programa em outro patamar. Fico muito feliz que estamos chegando nesse momento. Agradecemos ao Comunitas, que é nosso grande parceiro e tem nos permitido fazer tantas entregas como essa”, frisou Paula.

Tecnologia

A apresentação do sistema foi feita pela coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. Ela explicou que, no âmbito do Pacto, o Sispaz representa um avanço no eixo de Tecnologia, à medida que torna o programa mais eficaz e faz com que a comunicação em rede seja mais rápida, propiciando mais envolvimento dos atores.

“Essa ferramenta nos auxilia em um tema importante dentro da prevenção social e segurança pública, que é a prevenção da evasão escolar, considerada um dos fatores de risco que precisamos tratar”, disse.

O sistema viabiliza que toda a rede envolvida no programa esteja ciente do acompanhamento realizado com as famílias. Além disso, os indicadores são calculados automaticamente e a frequência dos alunos é monitorada. Dessa forma, é possível ver quais estudantes estão em maior situação de risco e precisam de atenção do município.

“O Sispaz é de extrema importância para o programa Cada Jovem Conta, pois torna o processo de trabalho em rede mais dinâmico, a partir do momento que deixa os encaminhamentos e feedbacks mais ágeis e nos permite trabalhar com indicadores visando, sempre, a melhoria e evolução nas nossas redes de proteção”, complementou a coordenadora do programa, Taiana Marreiro.

*Com informações do portal da Prefeitura de Pelotas