Notícias

É sancionada lei que prioriza atenção para grávidas e puérperas

Foto: Divulgação/Fiocruz

A pandemia da Covid-19 que atinge o Brasil e o mundo estabeleceu uma nova ordem social, a Lei nº 14.152, sancionada pelo presidente da República, em 19 de maio de 2021, visando sobretudo gestantes e puérperas. Pela lei, é ampliado o prazo de validade de prescrições médicas e de pedidos de exames complementares de diagnóstico emitidos para gestantes e puérperas.

Grávida do Vittorio, a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, foi uma das principais incentivadoras de gestantes se imunizarem. Ela utilizou as redes sociais para alertar sobre a Covid-19 e também deixou-se fotografar sendo vacinada.

O texto também garante acesso facilitado a cuidados intensivos e à internação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) enquanto perdurar a pandemia de Covid-19.

Estimativa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) prevê que 116 milhões de bebês nascerão no mundo durante a pandemia de Covid-19. O Unicef alertou sobre todos os cuidados que devem ser redobrados até o fim da pandemia.

O Brasil está entre os 10 países com maior número esperado de nascimentos (2,3 milhões), além de Índia (20,1 milhões), China (13,5 milhões), Nigéria (6,4 milhões), Paquistão (5 milhões) e Indonésia (4 milhões).

A maioria desses países apresenta taxas elevadas de mortalidade neonatal mesmo antes da pandemia e podem ver o aumento desses níveis com as condições da Covid-19.

Unicef adverte que até os países mais ricos são afetados por esta crise. Nos Estados Unidos, o sexto país em termos de número esperado de nascimentos, mais de 3,3 milhões de bebês cujo nascimento estava previsto para o período de 11 de março a 16 de dezembro.