Notícias

Vereadora Rudiana Dilkin é eleita presidente da Câmara Municipal de Maçambará (RS)

A vereadora Rudiana Dilkin (PSDB) foi eleita, na noite desta terça-feira (04/01), como a nova presidente da Câmara Municipal de Maçambará (RS). Ela destacou a importância da representatividade feminina nos espaços de poder e prometeu continuar trabalhando pelas mulheres.

“Estou muito contente com a oportunidade de assumir a presidência da Câmara de Vereadores da minha cidade, principalmente enquanto mulher, pois sabemos das batalhas complicadas que enfrentamos na política, pelo simples fato do gênero. Como mulher presidente do Legislativo, quero dar continuidade, mais do que nunca, ao trabalho que venho fazendo, inclusive com a criação da procuradoria especial da mulher da Câmara, de apoiar, incentivar e dar o exemplo, para motivar que mais mulheres entrem na política”, afirmou.

“Precisamos ocupar espaços, precisamos de empoderamento cada vez maior e, principalmente, necessitamos da unidade e do trabalho conjunto das mulheres que já estão na política. É nesse sentido que irei trabalhar”, destacou a tucana.

Rudiana foi a vereadora mais votada pelo PSDB no município em 2020, em sua estreia como candidata nas urnas. Ela atua como ouvidora da Executiva do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e secretária das Cidades do PSDB Agro RS, presidido pelo tucano Leonardo Martins.

O jovem parabenizou a vereadora pelo cargo e enfatizou a importância da paridade de gênero na política:

“A construção do país que queremos passa sim pelo empoderamento e pela igualdade nos espaços de comando. A importância e o peso de termos a vereadora Rudiana na Presidência da Câmara de Maçambará são muito positivos e reforçam a nossa luta pela boa política”, disse.

“Vai além do simples fato de ser mulher, pois ela é uma liderança extremamente respeitada dentro do nosso PSDB do Rio Grande do Sul. Faz parte do PSDB Agro, do PSDB-Mulher. É uma mulher que orgulha as mulheres e todo o partido. Eu confio na competência dela para fazer uma grande gestão, pois sei que força de vontade e capacidade de construir são qualidades que sobram nesta tucana”, acrescentou Martins.

Força feminina

O reconhecimento da força feminina na política não é novidade no município. Além de ser administrada pela prefeita tucana Adriane Schramm, a cidade de Maçambará conta com cinco vereadoras mulheres. Entre elas, a vereadora Cátia Belmonte (PP), que se despediu da presidência da Câmara Municipal e teve Rudiana Dilkin como sua vice-presidente ao longo de 2021.

“É uma tradição no nosso município que o vereador(a) mais votado ocupe a presidência da Casa. Em 2020, eu fui a mais votada, e a vereadora Rudiana foi uma apoiadora fiel desde o início, respeitando o acordo. Durante minha gestão tirei licença-maternidade, e a Rudiana assumiu o comando da Casa. Trabalhamos juntas, afinadas e alinhadas, inclusive mostrando a importância da união de ideais entre as mulheres”, ressaltou Cátia.

“Confio na capacidade da vereadora Rudiana. É uma mulher que inova na sua forma de trabalhar, tem prestígio na cidade e sei que fará uma grande gestão. Seguiremos trabalhando juntas por Maçambará”, completou a parlamentar.