Notícias

Projeto de Zilá Breitenbach assegura mapeamento genético a pacientes com risco de câncer de mama no RS

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto de Lei que assegura às mulheres com laudo médico de alto risco para câncer de mama o teste genético que pode identificar a mutação em seus genes. Além de servir como medida preventiva, o PL nº 413/2021 pode acelerar o diagnóstico e tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O método é oferecido por instituições privadas de saúde. No entanto, 70% dos pacientes não têm acesso ao exame na rede pública, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“O mapeamento, ou rastreamento, é defendido por especialistas há mais tempo e, inclusive, é objeto de proposições em nível federal. A nossa proposição foi elaborada com o auxílio do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama)”, contou a parlamentar, em suas redes sociais.

O Rio Grande do Sul tem uma taxa estimada de 42,95 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres, segundo o Inca, próximo da média nacional, que é de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. A doença é a principal causa de mortes na população feminina em todo o Brasil, salvo a região Norte.

“De 5% a 10% dos casos de câncer de mama são de origem hereditária, e as chances de vencer a moléstia são maiores quando o diagnóstico ocorre no estágio inicial da doença”, completou a tucana.

*Com informações da bancada do PSDB-RS