Notícias

Senado Federal promove debate sobre a equidade de gênero e raça

Foto: Reprodução/TV Senado

O Senado Federal lançou a segunda edição do Plano de Equidade de Gênero e Raça (PEGR), em evento on-line, transmitido ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube. A solenidade contou com a apresentação do projeto pela diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, e participação da Procuradora da Mulher, senadoras e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya.

As propostas em destaque do documento, que contempla o triênio 2021-2023, foram a criação de um Observatório de Equidade no Legislativo e a expansão do Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em decorrência da Violência Doméstica e Familiar.

“Temos o entendimento de que a equidade não é só uma questão das mulheres ou negros e negras, mas de toda a sociedade. É mais um sonho que o Senado me permite realizar”, afirmou Ilana.

Outro progresso em relação à edição anterior foi o avanço na abordagem de temas como gordofobia e discriminação contra a população LGBTQIA+.

Conquistas

A representante da ONU, Anastasia Divinskaya, destacou a preocupação do Senado, enquanto instituição, como vanguardista entre diversos países e não apenas elogiou, como incitou, outras nações a investirem em temas progressistas e de inclusão para diminuir a discriminação na sociedade.

“É difícil estimar a importância da ação do Senado brasileiro para a equidade de gênero e raça no país. O Brasil ainda é um dos lugares mais desiguais do mundo, mesmo antes da Covid-19”, disse Anastasia Divinskaya.

O Senado, neste ano de 2021, pela terceira vez consecutiva, recebeu o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

*Com informações da Agência Senado