Acompanhe

Tucanas de todo o Brasil relatam dificuldades no cadastramento virtual para as prévias

A menos de um ano das eleições presidenciais, o PSDB terá candidato próprio e nós, do PSDB-Mulher, temos direito a voz. É a festa da Democracia marcada para 21 de novembro de 2021. O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB aguarda que a Executiva Nacional tome providências para solucionar os entraves que ainda dificultam o acesso ao aplicativo, via cadastramento virtual, para todos os filiados.

O PSDB-Mulher confia na solução urgente para utilizar de forma fácil e segura o aplicativo, de modo que garanta a inclusão de todos, sem burocracia. O tempo é agora!

“O aplicativo facilita nas prévias para quem gosta de tecnologia, só que, para quem não lida com a tecnologia ou tem celular um pouco ultrapassado, sem muita memória, não consegue nem baixar”, afirmou a vereadora Kátia Zummach (PSDB), de Nova Petrópolis (RS).

Em seguida, Kátia Zummach acrescentou que: “Sem contar a burocracia. As pessoas não têm mais paciência para isso. Aqui na minha cidade, vamos ter pouquíssima adesão nas prévias devido a isso.”

Cadastramento

As dificuldades impedem a participação efetiva de todos de forma isonômica, inclusive de nós,  mulheres, no processo interno de escolha do nome que nos representará.

“O cadastramento já começou e até agora não foi liberado para ser feito pelo sistema IOS. Ou seja, até o momento não consegui realizar meu cadastramento e nem sei quando será possível. Além disso, vejo relatos de pessoas que estão utilizando o sistema Android que também têm encontrado muita dificuldade para finalizar o cadastro. Esse tipo de situação desestimula”, afirmou Larissa Rosado, vereadora de Mossoró e presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte.

A coordenadora do PSDB-Mulher no Norte, Cecília Otto, entrou em contato com os dirigentes dos estados da região. “O Diretório do Pará e a Presidente do Secretariado Estadual do PSDB-Mulher informaram que está muito difícil o contato com o site. Inicia-se o processo e não conseguem continuar o cadastro. Os filiados paraenses estão ansiosos e mostraram-se preocupados, principalmente por ser um estado extremamente comprometido com o movimento das prévias e tudo o que diz respeito ao PSDB Nacional”, relatou.

Participação de todos

Tucanas de diversos estados estão preocupadas com a isonomia do processo de prévias. Elas reclamam que muitos filiados não têm acesso à aparelhos com tecnologia compatível com o aplicativo ou têm dificuldades quanto à internet.

“Detectamos dificuldades para o cadastramento de nossas filiadas. Lembramos que nem todos têm telefones ou computadores com capacidade para instalar aplicativos pesados. O processo de prévias é extremamente importante e não podemos abrir mão de cadastrarmos o maior número possível de filiados”, alertou Ruth Figueiredo- Secretária Estadual do PSDB-Mulher do Paraná.

“Criaram um aplicativo de votação para as prévias com uma forma de cadastramento não muito simples e nada intuitiva. Isso não incentiva em nada a votação. Os idosos e quem não tem familiaridade com aplicativo e internet vão se atrapalhar. Título de eleitor é igual a CPF: numeração única para cada indivíduo.  Poderia e deveria ser algo simples. Estamos correndo o risco que aconteça a desistência de votar”, disse Ceumar Turano, filiada pelo diretório do PSDB do RJ e diretora de marketing político do ITV-RJ.

“Para que haja uma participação plena, se faz necessário escolher aplicativos que possam contemplar a todos e todas. No caso, o aplicativo escolhido nem todos possuem condições para acessá-lo, pois precisa de um bom aparelho e um sinal de internet compatível.  No caso, eu só consegui baixar pelo computador. Porém, nem todos possuem esta disponibilidade.  Se quisermos inclusão e a participação de todos é necessária solução para estas questões”, relatou Carmelina Mazzardo, secretária da diretório municipal do PSDB de Canoas (RS) e residente do PSDB-Mulher municipal.

Orientações

Todos os filiados e as filiadas, com ou sem mandato, precisam se cadastrar até o dia 14 de novembro. O cadastro é imprescindível para que estejam aptos a votar nas prévias e para garantir a segurança e a transparência no processo de votação.

O primeiro passo é baixar o aplicativo que está disponível pela Google Play. De acordo com informações da Executiva Nacional, em breve poderá ser baixado também pela APPStore.

Download Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=previas.app.br.org.psdb

Download APP Store: em breve.

Tira Dúvidas

O PSDB disponibilizou uma Central de Ajuda para tirar dúvidas do filiado sobre o uso do aplicativo das prévias.

Informações sobre as prévias, como usar o aplicativo e atendimento via chat no mesmo canal.

Acesse: https://atendimento.psdb.org.br/