Em simpósio de saúde, Mara Caseiro relata experiência com câncer de mama e ressalta importância do Outubro Rosa

Foto: Assessoria

A deputada estadual Mara Caseiro participou, nesta terça-feira (5/10), do I Simpósio Estadual de Saúde da Mulher, realizado pela Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul). Durante o evento, a tucana falou sobre sua experiência com o câncer de mama e ressaltou a importância da campanha Outubro Rosa.

“Em 2005, mesmo sentindo um nódulo no seio, demorei a buscar ajuda, o que fez a doença avançar. Isso me obrigou a passar por um tratamento muito mais agressivo e doloroso”, relembrou.

“Mesmo assim, graças a Deus, houve tempo hábil e eu estou curada, viva e saudável para contar esse testemunho a vocês“, destacou a parlamentar.

“Por isso, deixo aqui o meu relato: mulheres façam consultas médicas regularmente. Todas que estão na faixa etária de 50 a 60 anos, devem fazer exames de mamografia de rastreamento todos os anos”, acrescentou, em suas redes sociais.

Mara Caseiro é coautora da Lei que instituiu em Mato Grosso do Sul, em 2014, a campanha Outubro Rosa. Seu objetivo principal, segundo a deputada, é promover a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, proporcionando às mulheres maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução dos índices de mortalidade.

“Como já tive câncer de mama, falo com propriedade sobre a necessidade de prevenção, conscientização e tratamento precoce”, completou a tucana.