Notícias

Pelotas (RS) não registra homicídios dolosos há mais de dois meses

Foto: Michel Corvello

A gestão da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) à frente da segurança pública de Pelotas (RS) tem surtido resultados positivos para a população. Na última semana, a cidade gaúcha ultrapassou a marca de 60 dias sem registros de homicídios dolosos, ou seja, aqueles em há a intenção de matar. Esse é o período mais longo que o município já ficou sem registrar esse tipo de crime desde 2018.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, de março a abril de 2021, Pelotas passou 58 dias sem casos de homicídio doloso registrados. Já em 2020, entre maio e julho, foram 59 dias.

Em suas redes sociais, a prefeita celebrou o número de vidas que foram preservadas durante o período:

“São dois meses em que preservamos vidas – período mais longo sem qualquer registro de crimes no município. Este é o resultado de uma política pública forte, por meio do Pacto Pelotas pela Paz, e do trabalho integrado, desenvolvido a muitas mãos e por muitas instituições”, destacou Paula Mascarenhas.

“É uma satisfação e um orgulho enxergar esse resultado. Seguimos em frente, preservando e transformando vidas”, acrescentou a tucana.

O ano de 2021, segundo o Observatório, apresentou a menor taxa de mortes violentas registradas em Pelotas, com 5,8 mortes a cada 100 mil habitantes, entre janeiro e agosto. Em 2017, esse número chegou a 22,6% e, em 2018, a 21,2%. Já em 2019 e 2020, as porcentagens foram de 14,6% e 6,7%, respectivamente.

*Com informações do portal da Prefeitura de Pelotas