Notícias

Tucanas discutem políticas públicas e interseccionalidade em curso oferecido pela ONU Mulheres

Tucanas de todo país discutiram, na última semana, o tema “Políticas públicas para mulheres e interseccionalidade” em curso oferecido pela ONU Mulheres, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

A iniciativa surgiu a partir de um pedido de representantes do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos, do qual o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB faz parte, que em abril se reuniram com a ONU Mulheres para discutir violência política e a possibilidade da realização de um curso de capacitação para as mulheres que integram os segmentos femininos de seus respectivos partidos.

Nesta quinta-feira (07/10), será realizada a segunda etapa do curso, com o tema “Liderança transformacional para uma maneira diferente de fazer política”.

Para Ruth Figueiredo Lima, primeira-secretária do PSDB-Mulher do Paraná (PR), participar do curso foi uma experiência enriquecedora.

“Através das exposições de experiências e relatos de várias mulheres com históricos diferentes, em função de suas vivências, acorda na gente o sonho que nos fez iniciar a caminhada em busca de equidade e reconhecimento do papel feminino”, disse a tucana.

“A competência e o compartilhamento atualizado de indicadores importantes sobre os avanços, expostos pelas palestrantes, estimulou, reabasteceu e fortaleceu nossas intenções de continuar a busca por mais protagonismo em todas as áreas de políticas públicas de forma intersetorial e interseccional, respeitando sempre o princípio da sororidade”, destacou ela.

Andréa Castelo Branco, do PSDB-Mulher do Rio de Janeiro, lembrou a importância de se debater e incentivar a representatividade feminina na política.

“O curso foi maravilhoso e posso salientar vários pontos teóricos abordados com maestria. Mas o principal foi o ‘ar’, o combustível para continuarmos nosso trabalho de formiguinha para desconstrução da mentalidade patriarcal”, apontou.

“Conhecer mulheres fantásticas de várias localidades e realidades distintas é muito enriquecedor, é a sensação e a certeza de que não estou sozinha. De que juntas vamos lutar por igualdade e equidade, vamos inserir mais mulheres na política, para que, de fato, exista política também feita por nós e para nós. O curso trouxe elementos que nos deram mais conhecimento e força para continuarmos nossa luta”, completou a tucana.