Palmas (TO) é única capital a manter classificação A por três anos em índice que mede situação fiscal de estados e municípios

Foto: Edu Fortes/Palmas-TO

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), celebrou nas redes sociais mais uma conquista de sua gestão: a cidade é a única capital brasileira a manter, por três anos seguidos, a classificação A no quesito Capacidade de Pagamento (Capag) do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, elaborado pelo Tesouro Nacional.

A classificação de risco, que vai de A a D, avalia a situação fiscal de estados e municípios, identificando aqueles que são capazes de honrar seus compromissos e definindo os entes federativos elegíveis para empréstimos com garantias da União.

Por três anos seguidos, de 2019 a 2021, Palmas manteve a sua boa capacidade de pagamento, com a classificação A.

“Palmas é, há três anos, a única entre todas as capitais brasileiras a manter as finanças no conceito Triplo A, da Secretaria do Tesouro Nacional. Na prática, quer dizer que estamos fazendo o dever de casa quando o assunto é administrar o dinheiro público”, destacou Cinthia Ribeiro.

“Temos autonomia fiscal com a arrecadação própria e o nível de endividamento é o segundo menor entre as 27 capitais. Discurso, prática e resultados de uma gestão eficiente”, completou a tucana.