Notícias

Tive contato com pessoa com Covid-19. O que fazer?

Se você teve contato com alguém que foi diagnosticado com Covid-19, deve ficar atenta a todos os sinais e se manter em isolamento social durante o período de incubação que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, são 2 a 14 dias, com mediana de 5 a 6 dias.

Durante esse período, se mantenha em um quarto isolado, de preferência com um banheiro que só você utilize e mantenha todas as medidas de higiene. Se precisar circular em casa, utilize máscaras de proteção.

Trouxemos respostas para as principais dúvidas que surgem quando houve contato com alguém infectado. Veja abaixo:

O QUE FAZER SE TIVE CONTATO COM ALGUÉM COM COVID-19?

A principal forma de transmissão do Coronavírus é via contato direto, de pessoa para pessoa, através de gotículas salivares e respiratórias.

Se você teve contato com alguém contaminado, estiver com suspeita da doença ou com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre ou sensação de febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse, dor de garganta, coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e portadores de doenças crônicas.

É importante relembrar que o tempo de incubação da doença é de 14 dias, ou seja, o paciente pode apresentar sintomas até 14 dias depois de ter sido contaminado.

COMO SABER SE PEGUEI COVID-19?

A única forma de saber o diagnóstico da doença, é realizando o teste de COVID-19. Atualmente, existem vários testes disponíveis capazes de diagnosticar a doença ativa no organismo, como o RT-PCR de nasofaringe, RT-PCR salivar e o de antígeno. O teste pode ser realizado após 4-7 dias do contato, quando ele já pode ser positivo mesmo em pacientes assintomáticos.

Entretanto, se ele for negativo neste momento, lembrar que o período de incubação pode levar até 14 dias, portanto ele não elimina a possibilidade de que a pessoa tenha sido contaminada.

Há outros testes recomendados para aqueles que desejam saber se já tiveram contato com o vírus anteriormente (há mais de 3 semanas), que são o de anticorpos totais, ou sorologia IgG.

PACIENTES ASSINTOMÁTICOS TRANSMITEM O CORONAVÍRUS TAMBÉM?

Sim, pacientes assintomáticos podem ter um papel relevante na transmissão do Coronavírus. Esse é um dos motivos que dificultam o controle de uma doença viral.

A literatura tem demonstrado que um percentual pequeno de casos é verdadeiramente assintomático. A grande questão que indivíduos pré-sintomáticos (ou seja, 1-2 dias antes dos sintomas) apresentam grande capacidade de transmissão da doença, portanto as medidas de prevenção são essenciais para diminuir os riscos de contágio.

POR QUANTO TEMPO A PESSOA TRANSMITE COVID-19?

Para a maioria das pessoas, é possível transmitir o vírus a outras pessoas durante o período de 7 a 10 dias a partir do surgimento dos sintomas.

Entretanto, estudos mais recentes demonstram que este período é muito variável de indivíduo para indivíduo e que mesmo em casos leves, pode chegar a pouco mais de 10 dias. Para pacientes com deficiência de imunidade (por doença ou tratamentos médicos), o período tende a ser bem maior, assim como para pacientes que evoluíram com a forma grave da doença.

Em casos assintomáticos, o tempo de transmissão é o mesmo, e como estão assintomáticos, utiliza-se a data da coleta do exame para contar como primeiro dia.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA APARECER OS SINTOMAS DA COVID-19?

O período de incubação do SARS-COV-2 é de 2 a 14 dias, ou seja, esse é o tempo que os sintomas podem levar para aparecer a partir do momento do contágio. Na maioria das pessoas, os sintomas começam em torno do quinto dia.

QUEM TEVE CONTATO COM UMA PESSOA COM CORONAVÍRUS, PORÉM COM MÁSCARA, PODE TER PEGO A DOENÇA?

Sim, é possível. Existem muitas máscaras diferentes disponíveis e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as máscaras devem ser utilizadas como parte de uma estratégia de prevenção, mas apenas o uso dela, sem outras medidas preventivas, não é o suficiente para proteger você e os demais de contrair a infecção.

O ideal é que todos mantenham o distanciamento social recomendado de 1,5 metro, evitem aglomerações e ambientes sem ventilação.

*Com informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).