Notícias

Comissão aprova PL relatado por Tereza Nelma que garante aos municípios unidades móveis para realização de mamografia

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, um projeto de Lei que assegura a existência de pelo menos uma unidade móvel de realização de mamografia em cada região de saúde, termo usado para denominar um agrupamento de municípios limítrofes.

A matéria recebeu parecer favorável da relatora, deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL). Para a tucana, a presença de unidades móveis nos municípios para a realização de exames de mamografia contribui para reduzir a incidência de câncer de mama no Brasil, que vitima anualmente cerca de 14 mil mulheres.

“Apesar de ser um exame com custo mais baixo e técnica mais fácil do que outros exames de imagem, sua presença no território brasileiro ainda deixa a desejar, ocorrendo grande disparidade”, apontou a parlamentar.

“Ou seja, muitas mulheres não têm acesso a essa importante ferramenta no combate a um câncer de alta prevalência”, constatou Tereza Nelma.

O texto aprovado altera a Lei 11.664/08, que trata das ações relacionadas ao câncer do colo uterino e de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Já aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a matéria tramita em caráter conclusivo e deverá ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

*Com informações da Agência Câmara de Notícias