Notícias

Doria e Arthur Virgílio defendem democracia e fortalecimento do PSDB

Candidatos do PSDB às prévias à Presidência da República em 21 de novembro, o governador de São Paulo, João Doria, e o presidente do PSDB do Amazonas, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, estiveram juntos no sábado (11/09) em Manaus (AM), na 10ª edição do “Encontros do PSDB pelo Brasil”.  Para ambos, o momento é de fortalecimento e união do partido.

Para a presidente do PSDB-Mulher do Amazonas, Conceição Sampaio, os discursos de ambos mostram a coerência em defesa da democracia. “É muito importante falar de democracia, o PSDB dá uma demonstração muito clara desse processo e as prévias representam exatamente isso: o exercício interno da nossa democracia”, ressaltou a ex-deputada.

Participaram do encontro o vice-governador Carlos Almeida, a presidente do PSDB Mulher-AM, Conceição Sampaio, e a presidente de honra do PSDB-Mulher do AM, Elisabeth Valeiko Ribeiro, além dos secretários do Estado de São Paulo Antônio José Imbassahy, Chefe do Escritório do Governo de São Paulo em Brasília), Julio Serson (Relações Internacionais) e Rossieli Soares (Educação).

Unidade

Ao discursar, Doria indicou sua preocupação com a Amazônia, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além da preservação dos direitos indígenas e o fortalecimento da Zona Franca de Manaus. Ele reiterou a criação de um programa de compensação socioambiental, investimentos em ciência e tecnologia e a parceria com empresários para participar do esforço pela preservação do meio ambiente.

“Fizemos aqui dois fóruns mundiais de Meio Ambiente, ainda quando estava na iniciativa privada, para debater a questão ambiental. Muito diferente da realidade de hoje, um presente triste, com o Meio Ambiente abandonado”, criticou Doria. “O Brasil deveria defender o meio ambiente, criar responsabilidade ambiental, criar critérios para manter a floresta em pé”, defendeu.

Ao lado de Arthur Virgílio, Doria demonstrou o clima de respeito na disputa entre ambos. “Não vim fazer campanha, vim homenagear o meu amigo Arthur Virgílio, um dos maiores tribunos que já tivemos, um homem público exemplar, honesto, dedicado, vinculado a sua terra e aos valores amazônicos, um patriota”, elogiou.

No seu discurso, Arthur Virgílio ressaltou a necessidade de diálogo, união e fortalecimento. “Nós estamos nessas prévias para unir o partido, fortalecê-lo para dar o grande salto. Aquele que for o vencedor das prévias terá que ter o apoio de todos”, disse o ex-prefeito, reiterando que a legenda vai “voltar aos tempos de grandeza”.

Demonstrando coerência com a unidade que defende, Arthur Virgílio elogiou Doria. “O Brasil também cresce economicamente graças às políticas que Doria adota [em São Paulo], com a ajuda de um mago chamado Henrique Meirelles”, afirmou. “[Doria] é uma pessoa que reúne qualidades pessoais e políticas. É amigo, companheiro, meu irmão.”

Doria destacou a oposição do PSDB à gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro.

“O PSDB tomou uma decisão insofismável, é oposição ao presidente da República, Jair Bolsonaro”, afirmou. “O partido, agora, realiza as prévias e tem quatro nomes para sua escolha, que beleza de democracia, estamos juntos fazendo democracia.”

 Visita ao Pará

Antes de Manaus, Doria esteve em Belém (PA) e foi recebido pelo presidente do PSDB no Pará, o deputado federal Nilson Pinto e deputados estaduais da bancada tucana – a líder do Governo na Assembleia Legislativa, Cilene Couto, a líder do PSDB na Assembleia, Ana Cunha, e o deputado Vitor Dias.

“O Pará não é parte do problema. É parte da solução do Brasil”, afirmou Doria, informando que o povo do Pará e de todos os Estados do Brasil poderão contar com um defensor do municipalismo e do Pacto Federativo.

O evento foi aberto pela presidente do PSDB-Mulher no Pará, Tetê Santos, que elogiou o empenho de Doria no esforço da produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan, a primeira vacina do Brasil contra a o coronavírus.

“Doria tem sido duro na queda em defesa da vacina, em defesa da vida. Um bem sagrado, e que está livrando tanta gente da morte. Seja muito bem-vindo ao nosso Estado. O Pará tem uma história muito bonita de 20 anos governados pelo PSDB. Nosso partido nos orgulha”, afirmou Tetê, que destacou o papel das mulheres representadas pela presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius.

“Muito obrigada a Tetê Santos, gostei do seu discurso, você fala bem, você endereça bem. Muito obrigado por lembrar o nome da minha querida amiga Yeda Crusius, ex-governadora do Rio Grande do Sul, uma figura e uma mulher exemplar”, reagiu Doria.

Tetê Santos disse que o segmento participou atentamente da visita. Segundo ela, faltaram cadeira para o número de interessados em participar do evento. “É uma atitude extremamente democrática levar a visita”, disse. “Foi um momento histórico. Vamos aguardar todos os outros que disputarão as prévias”, acrescentou.

Em seguida, Tetê Santos afirmou que: “Foi de grande importância a participação das mulheres aqui no Pará, vamos continuar assim, porque entendemos que quanto mais as mulheres estiverem informadas, elas vão atuar com muito mais segurança e trabalhar para conquistar mandatos e cargos e tudo mais que elas puderem contribuir para o fortalecimento do estado e do país”.

Cultura

Na recepção, Doria assistiu a uma apresentação de carimbó, dança herdada dos indígenas com passos repetitivos e muito ritmo em que casais fazem uma espécie de côrte.

Na ocasião, Nilson Pinto declarou apoio ao tucano paulista. “Conheço Doria, sei do seu trabalho em São Paulo e história de vida dele. Estou convencido. Já fiz minha escolha. Meu candidato à Presidência da República se chama João Doria. ‘Nós contra eles’ não faz bem ao Brasil. Vamos eleger você nessas prévias.”

O presidente do PSDB do Pará entregou a Doria um barco feito artesanalmente para ele, com a bandeira do PSDB e do estado – presente de Abaetetuba, município representado na ocasião pela prefeita Francinete Carvalho.

Tucanas paraenses

A prefeita do Abaetetuba, Francinete Carvalho, destacou que Doria está “fazendo o caminho certo, ouvindo a base” –  a militância, os vereadores e prefeitos. “Muito nos alegra quando a gente vê o senhor fazer o caminho certo, ouvindo a juventude do PSDB, o PSDB mulher, o Tucanafro, a diversidade tucana. Como boa paraense vou rezar para que Nossa Senhora de Nazaré lhe proteja e lhe dê muitas boas ideias, para a saúde e a educação, que é de fato o que pode transformar a vida das pessoas”, afirmou.

A deputada estadual Ana Cunha destacou o fato de Doria prestigiar Belém: “Vir aqui nos ouvir e conhecer um pouquinho daqueles que sonham com um país diferente nos alegra. Nosso povo do Marajó precisa de um novo olhar. Olhe para o povo de acordo com suas necessidades”.

A coordenadora do PSDB-Mulher na região Norte, Cecília Otto, afirmou que “convivência sadia para que os filiados possam ver os candidatos às prévias”. Segundo ela, a região recebeu de braços abertos os candidatos e desejou sorte a todos.