Notícias

Para o PSDB-Mulher, esporte, educação, política e representatividade feminina caminham juntos

O Painel PSDB Brasileiras PSDB-Mulher promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, nesta quinta-feira (26/8), com o tema “Educação, Esporte e Política: inclusão e representatividade”, foi uma grande homenagem não só às mulheres que fizeram história nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e às atletas paralímpicas que competem em busca dos seus sonhos. A live, que reuniu tucanas e convidadas, foi também um reconhecimento da evolução da representatividade feminina em distintos setores da sociedade, desde os esportes, até a educação e a política.

Mediado pela presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, o debate foi transmitido pelo Youtube, no canal PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher, e contou com a participação da prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, da deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB), da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, e da secretária de Educação do município de Palmas (TO), Cleizenir Divina, além da participação especial da atleta paralímpica de Vela Adaptada Ana Paula Marques.

“A live é muito especial, marca o sucesso da atuação das mulheres em ambientes dominados por uma maioria de homens há centenas de anos. Estamos mudando essa história, no caso do esporte, com maestria, trilhando caminhos rumo à paridade de gênero em todos os setores da sociedade”, afirmou Yeda Crusius.

Vítima de uma tentativa de feminicídio pelo ex-companheiro aos 20 anos, ficando paraplégica, a atleta Ana Paula Marques, que em 2018 entrou para a história da Vela Adaptada ao ser a primeira brasileira a conquistar ouro no mundial dos Estados Unidos, emocionou a todos com a sua história de superação por meio do esporte.

“O esporte salvou a minha vida, me trouxe de volta, me mostrou, como mulher, o quanto eu sou forte, que eu podia superar tudo o que tinha acontecido e me ver com outros olhos. Me olhar no espelho e me sentir linda, maravilhosa, forte, guerreira e não desistir de mim. A mulher não pode desistir dela”, destacou Ana Paula.

Experiências bem-sucedidas

Para a prefeita de Caruaru, o esporte e a educação são o caminho para a inclusão. “Meu sonho é conseguir transformar Caruaru pela educação. Para a gente conseguir fazer isso, precisamos garantir que as nossas crianças, adolescentes e jovens, todos eles, independentemente de ter algum tipo de deficiência, de seu credo, raça ou gênero, possam se sentir incluídos na escola”, disse Raquel Lyra.

A deputada estadual do PSDB da Paraíba ressaltou que a disciplina e a possibilidade de inclusão presentes no esporte ajudam neste momento de pandemia da Covid-19, sobretudo aqueles mais pobres.

“O esporte, além de inclusivo, salva vidas. A gente vive um momento tão difícil, de pandemia, de pobreza extrema, e o esporte pode salvar crianças dessa pobreza. O esporte nos ensina a ganhar e a perder, nos ensina a obedecer regras, e tudo isso nos ajuda a formar uma sociedade”, observou Camila Toscano.

Para a secretária de Educação de Palmas (TO), o esporte é a motivação, por vezes, ausente na vida das crianças e dos adolescentes. “No esporte, as crianças e os estudantes começam ali na escola. Essa motivação, incentivo, acolhimento, zelo e vontade de ganhar, começa também na escola. Isso nós trabalhamos desde a educação infantil até o nono ano, aqui no município de Palmas, com esse cuidado de atender a todos de maneira igual”, ressaltou Cleizenir Divina.

Por sua vez, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo destacou o esforço do governo João Doria no incentivo ao esporte na vida das pessoas com deficiência.

“Temos na nossa Secretaria um trabalho com esportes muito forte. Temos o Time São Paulo, com 59 atletas, custeados pelo nosso governador João Doria. Desses, foram convocados 49 atletas, estão lá no Japão neste momento. Um deles é o Daniel Dias, que vocês estão vendo voar nas piscinas”, completou Célia Leão.

Confira a galeria de fotos do evento: