Estimular a criação de procuradorias nas câmaras municipais e assembleias legislativas. Esse foi um dos objetivos do encontro realizado pelo PSDB-Mulher e PSDB-Paraíba que reuniu 26 parlamentares do estado para discutir o tema “Procuradoria da Mulher nas Casas Legislativas”. A palestrante foi a Procuradora da Mulher da Câmara Federal, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que compartilhou todas as informações e procedimentos necessários para a instalação do órgão na Câmara.
Durante a palestra, a deputada, que recentemente lançou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), destacou a importância da representatividade feminina e do combate à violência política de gênero. Para isso, apontou Nelma, “as mulheres precisam estar unidas e organizadas”. A parlamentar disse que o Observatório é o maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher, e a instalação das Procuradorias é essencial para o seu fortalecimento.
“Quanto mais procuradoras da mulher existirem nos ambientes políticos, melhor. Precisamos ter apoio, nos fortalecer. O caminho é longo mas não podemos esperar o Poder, temos que conquistá-lo”, constatou.
A atuação do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) vai contemplar os eixos “Violência Política contra a Mulher”, “Atuação Parlamentar e Representatividade” e “Atuação Partidária e Processos Eleitorais”. Entre os objetivos específicos constam elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.
“O Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muito anos foi invisibilizada, sendo essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política”, afirmou Nelma.
O encontro foi intermediado pela presidente de honra do PSDB-Mulher da Paraíba e coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena. Ela ressaltou a necessidade do encontro para que as mulheres da Paraíba entendam como funciona a procuradoria.
“Foi muito importante ouvir a procuradora, sua experiência, uma mulher que é referência para todas nós, sempre esteve à frente dessa luta, levantando a bandeira da representatividade feminina. Seguimos na luta!”, frisou a tucana.
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) também participaram do encontro. “É necessária a instalação das Procuradorias nas Casas; com todas as informações, que adoramos receber, ouvir a deputada Tereza Nelma foi maravilhoso, nos deu uma noção e com certeza vamos correr atrás desse objetivo”, concluiu Camila.