Notícias

Vereadora tucana solicita criação de Casa de Passagem para Idosos em Itajaí (SC)

Foto: Davi Spuldaro – Câmara de Vereadores de Itajaí

Em três anos, 2.630 notificações de violência contra idosos foram registradas em Itajaí (SC). O dado faz parte do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, mas os números podem ser ainda maiores, já que não estão inclusos os atendimentos feitos pelas forças de segurança. Mais de 90% das violências ocorrem dentro de casa, tendo parentes como agressores, o que torna necessária a retirada do idoso do lar.

Tendo isso em mente, a vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) formalizou um pedido à Prefeitura de Itajaí para a criação de um local adequado para acolher, abrigar e proteger temporariamente as pessoas idosas vítimas de violência, enquanto a justiça decide sobre o seu futuro.

“Todos nós temos o direito de envelhecer com respeito e dignidade. E cabe ao poder público ter esse olhar de carinho e atenção com os nossos idosos. Assim como já ocorre em situações de violência contra crianças, adolescentes e mulheres, nossos idosos também precisam ter um local seguro para serem acolhidos e protegidos após serem vítimas de violência”, reforçou a tucana.

Dentre as principais violências contra idosos registradas no município estão negligência, abandono, violência física e psicológica. Apesar de não haver dado municipal relacionado à pandemia, estatísticas nacionais apresentadas no seminário sobre a violência contra os idosos realizado pela Câmara dos Deputados apontam que, nesse período, cresceu o volume de denúncias de violações diárias dos direitos dessa parcela da população.

Somente no Disque 100, em 2021 já foram registradas mais de 37 mil notificações, sendo 29 mil delas sobre violência física contra idosos.

*Com informações da assessoria da vereadora Anna Carolina Martins