PSDB-Mulher do Pará inicia visitas a vereadoras eleitas e prepara capacitação para novas lideranças

O Secretariado Estadual da Mulher/PSDB no Pará iniciou uma série de visitas às vereadoras eleitas nos municípios, com o objetivo de monitorar o desempenho das tucanas em seus respectivos mandatos e preparar temas para a capacitação de novas lideranças. A presidente do Secretariado Estadual, Tetê Santos, explicou que a iniciativa é parte do planejamento elaborado pelo PSDB-Mulher do Pará para 2021.

“Na condição de presidente do Secretariado Estadual do PSDB-Mulher Pará, juntamente com a professora Amparo, que é a nossa vice-presidente, realizamos a primeira etapa de visitas aos municípios. Visitas presenciais para as nossas vereadoras eleitas, reeleitas e também para diversas lideranças do nosso estado, principalmente nos municípios da região Sul e Sudeste, que foram as regiões priorizadas nessa primeira etapa”, contou.

Foram nove municípios visitados entre os dias 3 e 11 de julho. A ideia, segundo Tetê Santos, era ouvir cada vereadora em seus locais de trabalho:

“Na oportunidade, elas conseguiram detalhar todos os pontos de dificuldades enfrentadas por elas em relação ao desempenho dos mandatos. A visita também tem como objetivo preparar os temas para a capacitação que pretendemos fazer no período de agosto, início de setembro, no sentido de garantir o fortalecimento da capacitação de cada vereadora, tanto as que são de primeiro mandato como as que já têm vários mandatos”, afirmou.

“Por sinal, muitas ocupam cargos nas mesas diretoras das Câmaras, outras são representantes do poder municipal, do Executivo. Dá para ver que todas têm boa vontade, estão empenhadas a fazer um bom mandato”, destacou a tucana.

Os últimos municípios visitados foram Acará e Abaetetuba, que, além da vereadora Jô Dias (PSDB-PA), conta com a prefeita Francineti Carvalho (PSDB-PA) e um PSDB-Mulher atuante.

Para a presidente do PSDB-Mulher Estadual, a experiência de retomada gradual do processo de visitas aos municípios, interrompido pela pandemia, tem sido um aprendizado, benéfico não apenas para o planejamento do Secretariado, mas para o mandato das vereadoras.

“Temos 30 vereadoras no estado do Pará. São 160 vereadores do PSDB, e desses 160, 30 são mulheres. Temos também duas vice-prefeitas e uma prefeita. Pretendemos fazer essa visita presencial o máximo possível, porque entendemos ser de grande importância para o cumprimento do nosso planejamento de 2021, que tem como objetivo preparar as nossas eleitas e também nossas lideranças para disputas futuras. Vamos continuar nossa batalha”, completou Tetê Santos.