PSDB-Mulher marca presença em encontro de Leite com a militância no DF

Os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deram início a uma agenda de viagens pelo país com a intenção de visitar todas as unidades federativas até novembro, mês em que ocorrerá a eleição interna do PSDB para escolher o candidato da legenda à presidente da República em 2022. Leite iniciou os encontros com dirigentes e militantes tucanos em Santa Catarina, Paraná e Brasília. Doria tem viagens agendadas para Goiás e Mato Grosso do Sul. Os demais candidatos ainda não divulgaram agenda.

No encontro em Brasília, a presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Andréia Moura, e a vice-presidente, Luciana Loureiro, representaram o Secretariado. Andréia Moura, que também é coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste, entregou ao governador Eduardo Leite a camiseta da campanha “Tem que parar” do Secretariado da Mulher no Distrito Federal em combate à violência contra as mulheres.

Na ocasião, ela destacou a luta do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB pela paridade de gênero nos diretórios partidários, nas candidaturas, mandatos eletivos e na ocupação dos espaços de poder, e indagou o governador sobre o seu comprometimento com a pauta e a possível criação de um Ministério da Mulher.

Eduardo Leite adiantou que ainda não tem visão de como será a estrutura de governo, mas defendeu a paridade de gênero. O governador também elogiou o trabalho realizado por Yeda Crusius, quando foi governadora do Rio Grande do Sul, e a frente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, .

“Há cem anos, as mulheres não tinham direito a voto, não tinham direito sobre seus próprios filhos. Se os maridos quisessem sair de casa e levar os filhos, as mulheres não tinham a possibilidade de reclamar. Isso foi ontem, se pensarmos do ponto de vista civilizatório. Temos muito ainda a avançar. E para avançar envolve a representatividade, e temos que lutar pela paridade 50/50. Tenho orgulho do meu governo [Rio Grande do Sul] contar, ainda não alcançamos os 50/50, com mulheres em posições muito relevantes”, salientou.

Leite também abordou a questão da violência contra as mulheres e destacou que é um assunto que merece toda a atenção, e ações que vão além de medidas de segurança pública.

“Você não resolve o problema da violência contra a mulher apenas com ações de segurança pública porque tem um concorrente cultural que torna especialmente difícil o enfrentamento desses crimes. Infelizmente, alguns homens insistem em não sair das cavernas, das selvas, e têm as mulheres como propriedades suas e não se resignam com o fim do relacionamento e com a autonomia da mulher. Temos que debater muito esta questão cultural”, defendeu, ao destacar o trabalho realizado no seu estado no combate à violência doméstica.

“Envolve uma ação de governo. Tenho orgulho do trabalho que temos feito nesse sentido no Rio Grande Sul, aumentando muitos as patrulhas Maria da Penha, delegacias especializadas.  Pela primeira vez, a chefe da polícia civil é mulher”.

Prévias partidárias

Andréia Moura defendeu a realização das prévias partidárias para a escolha do candidato que concorrerá à Presidência da República pela legenda.

“O exercício interno da democracia, com a realização das prévias, nos permite refletir os grandes temas do país e as soluções propostas por cada pré-candidato para um país mais justo e próspero para nós brasileiras e brasileiros”, disse.

A vice-presidente do PSDB-Mulher do DF e assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Luciana Loureiro, também destacou a importância desse movimento partidário em busca do candidato.

“É um exercício da democracia interna, e dessa forma a militância se sente parte das principais decisões partidárias. Essas reuniões com os nossos pré-candidatos nas prévias são essenciais para que a gente possa conhecê-los melhor. Hoje ouvimos bastante o governador do Rio Grande do Sul. O PSDB tem quatro excelentes nomes e é muito importante que os militantes conheçam todos”, concluiu.

O encontro reuniu cerca de 35 filiados ao partido na sede do PSDB no Distrito Federal. Os demais acompanharam por meio de transmissão ao vivo pela internet, como forma de evitar aglomerações, respeitando as medidas de segurança sanitárias contra a pandemia.