Notícias

Políticas Públicas e Gestão Municipal abre seminário para prefeitas e vices tucanas

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB promoveu nesta quinta-feira (10/6), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil (KAS Brasil) e o Instituto Teotônio Vilela, o primeiro módulo do Seminário Virtual de Gestão Pública Municipal. O tema abordado foi Políticas Públicas e Gestão Municipal, e contou com as palestras do Fundador e Diretor-presidente da Oficina Municipal, José Mário Brasiliense, e da prefeita de Caruaru (PE) Raquel Lyra.

Ao dar boas-vindas às participantes do seminário, a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, destacou a parceria que o Secretariado tem com a Fundação Konrad desde a sua criação e o quanto ela tem sido proveitosa para a promoção de formação política de mulheres. Yeda Crusius ressaltou ainda que o seminário faz parte de ações que darão continuidade ao apoio dado a essas tucanas nas eleições de 2020.

“Nós temos convivido com a Konrad na busca de trazer mais mulheres para a política num país que carece muito disso. Somos [Brasil] os penúltimos em termo de representação feminina. E, nesse momento em que iniciam um mandato, que tudo se espera do município e que há uma certa desorganização no nível federal pra atender aos municípios, esse curso se torna fundamental e nos propicia abrir portas e janelas para vocês. É muito importante que saibam onde buscar apoio”, salientou Yeda.

Para dar um maior dinamismo ao encontro virtual antes das palestras, as tucanas presentes foram divididas em grupos para que trocassem experiências e debatessem a pergunta que gostariam que fosse respondida no evento. Surgiram dúvidas desde a judicialização das gestões até a como ajudar na recuperação do setor da cultura.

A qualificação do setor público

Ao iniciar sua palestra, José Mário lembrou de Franco Montoro, fundador do PSDB e ex-governador de São Paulo. Grande entusiasta da integração das Américas, criou também a União Latino-Americana de Mulheres, presidida por Yeda Crusius, que já foi deputada federal, ministra do Planejamento e governadora do Rio Grande do Sul.

O fundador da Oficina Municipal destacou também quem foi Konrad Adenauer (1876-1967): ex-chanceler da Alemanha e ex-prefeito de Colônia, e o citou como grande exemplo de gestão. O relato é que ele costumava dizer que “o município é uma escola de democracia”.

Durante a palestra, José Mário frisou a importância das cidades investirem em uma Escola de governo e Gestão Municipal.

Compreendemos que o desempenho das ações públicas, nos três Poderes e em todas as esferas de governo, está diretamente ligado à qualificação dos agentes públicos que gerenciam ou executam programas e projetos nos diversos níveis das estruturas organizacionais do setor público”, pontuou.

Inclusive, José Mário indicou quatro livros que podem ajudar as gestoras a encontrar soluções para questões técnicas dos municípios.

  • Gestão da educação:

https://oficinamunicipal.org.br/uploads/attachments/libraryitem/130/OM_gestaoeducacao_digital.pdf

O exemplo de quem faz

prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, primeira mulher reeleita à prefeitura da cidade, contou sobre as dificuldades que tem enfrentado neste período pandêmico e a importância de priorizar políticas públicas voltadas para as mulheres.

“Nós mulheres somos as que mais sofremos numa crise. Perdemos empregos, não temos com que deixar os meninos. Política para mulher é política de qualificação profissional, autonomia financeira e de empoderamento político”, disse.

Raquel Lyra relatou os empecilhos encontrados para implementar o ensino à distância na cidade, devido as questões burocráticas no processo de licitação de provedoras de internet. Em um momento pandêmico, a prefeita alertou que é preciso fazer escolhas sobre como investir os recursos do município.

Nesse momento, precisamos pensar e escolher onde iremos alocar recursos. Como iremos investir. Eu, por exemplo, não consigo mais tapar buracos na cidade. Fui cobrada por uma vereadora e disse a ela que eu teria de escolher entre tapar buracos ou ampliar a assistência à população mais vulnerável, que teve o número mais que dobrado na pandemia”, afirmou.

A prefeita também orientou as gestoras tucanas a buscarem parcerias e reforçou que consórcios podem ser uma boa saída para realização de grandes projetos. Ela ainda aconselhou a prefeita de Elmo Marinho (RN), Rossane Patriota, que reclamou da falta d’água na cidade, a contratar caminhões pipas para abastecer a população de água até conseguir que as obras de adutoras sejam realizadas no município.

Curso

O curso terá mais dois módulos para troca de experiências e debater temas essenciais, como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os próximos encontros serão realizados via Zoom, nos dias 14 e 16 de junho, sempre das 17h às 19h30.